Barretos/SP, 08 de Outubro de 2024

Publicado em 06/11/2019 às 14:42 - Atualizado em 06/11/2019 às 15:53 Rafael Lucas

CPI do Instituto ouve Prefeito de Barretos durante reunião

Comissão Parlamentar de Inquérito investiga o desvio de 2 milhões do Instituto de Previdência do Município e situação financeira da entidade

Na tarde desta quarta, 6, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Instituto de Previdência realizou mais uma reunião na Câmara. O objetivo foi ouvir testemunhas que pudessem colaborar com informações sobre a autarquia. A Comissão investiga o desvio de mais de R$ 2 milhões nos cofres do Instituto, bem como a real dívida previdenciária do Município.

Após convocação, o Prefeito Municipal Guilherme Henrique de Ávila esteve presente e respondeu aos questionamentos feitos pelos integrantes da CPI. Para esta reunião, os ex-prefeitos Nelson James Wrigth e Uebe Rezek também foram intimados mas não compareceram. Já os gerentes do Banco Santander, responsáveis pelos atendimentos a órgãos públicos, Maurício Nunes Teixeira da Silva, Daniel Azevedo, Tulio Galda, Maira Bacha Lopes, Cassio Fouadi e Francisco Salla foram convocados, mas solicitaram nova data para prestarem informações.

VEJA AQUI O VÍDEO COMPLETO

A CPI do Instituto de Previdência foi instaurada na Câmara após a aprovação do Requerimento nº 635/2019, de autoria do vereador Carlão do Basquete (PROS) e apoiada por todos os demais vereadores.  O prazo final para a conclusão dos trabalhos (em caso de prorrogação) é 15 de dezembro.

VEJA O HISTÓRICO:

Requerimento nº 635/2019 - (instauração da CPI do Instituto de Previdência)

Portarias nº 5197/20195198/2019 e 5199/2019 - (nomeação dos integrantes da CPI do Instituto de Previdência)

ATA 1ª Reunião  - em 02/07/2019 - (definição das funções de cada integrante na CPI e solicitação de documentos)

VÍDEO: Oitivas Período da Manhã VÍDEO: Oitivas Período da Tarde - em 25/09/2019 -  (depoimentos dos Presidentes dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência no período de 2011 a 2019, do Assistente de Contabilidade, servidores, atual Diretore de Administração e Finanças e atual Diretor Presidente da autarquia.)

VÍDEO: Oitivas Período da Manhã  /  VÍDEO: Oitivas Período da Tarde - em 03/10/2019 (depoimentos de servidores, ex- Diretores de Benefícios, ex-Assessores Jurídicos, ex- Diretora de Administração e Finanças e ex-Diretor Presidente)

VÍDEO: Oitiva - em 04/10/2019  (depoimento de ex-Diretor Presidente)

VÍDEO: Oitivas - em 10/10/2019 (depoimento representante Banco Santander e apresentação de relatório sobre evolução da dívida previdenciária)

VÍDEO: Oitivas - em 29/10/2019 (depoimentos ex-Prefeito Emanoel , ex-Secretários de Finanças e atual Secretária de Finanças)

A próxima reunião está agendada para o dia 13 de novembro, quarta-feira, às 10h.

CPI DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

CPI do Sindicato dos Servidores (que investiga o possível dano financeiro causado ao município em razão da falta de prestação de contas do dinheiro repassado pela Prefeitura ao Sindicato dos Servidores Públicos)  está na fase de análise de documentos.

Formada pelos vereadores Kapetinha (PTB) [Presidente], Betim da Comunidade (PSDB) [Relator] e Fabrício Lemos (PSL) [Membro], a Comissão ouviu a Secretária Municipal de Finanças,  Viviane Gonçalves Costa, na tarde de segunda-feira (23),  para esclarecer algumas dúvidas sobre a documentação.

A CPI do Sindicato dos Servidores foi instaurada na Câmara após a aprovação do Requerimento nº 769/2019, de autoria do vereador Carlão do Basquete (PROS) e apoiado por todos os vereadores.  O prazo final para a conclusão dos trabalhos é 23 de dezembro.

VEJA O HISTÓRICO:

Requerimento nº 769/2019 (instauração da CPI do Sindicato dos Servidores)

Portarias nº 5189/20195192/2019 5193/2019 - (nomeação dos integrantes da CPI do Sindicato dos Servidores)

ATA 1ª Reunião  - em 01/08/2019 - (definição das funções de cada integrante na CPI )

ATA 2ª Reunião - em 13/08/2019 - (solicitação de documentos)

ATA 3ª Reunião - em 17/09/2019 - (convocação para esclarecimentos)

ATA 4ª Reunião - em 27/09/2019 - (esclarecimentos Secretária de Finanças)

COMISSÃO ESPECIAL DA ÁGUA

Comissão Especial da Água (instalada na Câmara para analisar e acompanhar, desde o repasse dos gastos até o preço final cobrado na conta de água) encerrou seus trabalhos na segunda-feira, 4, e apresentou relatório final.

VEJA AQUI A CONCLUSÃO DA COMISSÃO

Formada pelos vereadores Carlão do Basquete (PROS) [Presidente], Raphael Dutra (PSDB) [Relator] e Sargento Cipriano (PP) [Membro],

A CE foi instalada após a aprovação do Requerimento nº 189/2017.