Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 05/10/2022 às 17:04 - Atualizado em 06/10/2022 às 17:42 Andre Souza

CPI do Recinto ouve depoimento de engenheiro que fez medições das obras

Jose Valter Dal Moro disse que as obras foram fiscalizadas pela própria Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura

A CPI do Recinto, que investiga possíveis irregularidades na aplicação da verba de mais de R$ 8 milhões para reforma do Recinto Paulo de Lima Correa e implantação de um Centro de Excelência em Hipismo no local, ouviu nesta quarta-feira (05/out), o depoimento do engenheiro José Valter Dal Moro, um dos responsáveis pela fiscalização das obras .

José Valter disse que acompanhou as medições das obras por pouco tempo e que a maior parte foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Planejamento, por meio do ex-secretário da área, Ronaldo Câmara.

Nesse sentido, o engenheiro disse que "não tem muito o que colaborar " com as investigações.

Em ofício encaminhado à CPI, a Caixa Econômica Federal também confirmou que "o Município contratado é responsável pela apresentação das comprovações de execução físico-financeira do objeto, pela manutenção e guarda do objeto contratado, durante a execução contratual e após a sua finalização, bem como pela apresentação das prestações de contas parcial e final dos pagamentos realizados para encerramento do contrato."

MAIS OITIVAS

O outro engenheiro da Prefeitura responsável pelas medições  é Luiz Henrique Sampaio de Castro, que solicitou à CPI para depor por meio de videoconferência. Os vereadores Prof. Raphael Silvério (PSDB) [Relator] e Nestor Leonel (UNIÃO) [Membro] , acataram o pedido do engenheiro.

A CPI também reiterou a convocação do Coordenador de Filial da Caixa de São José do Rio Preto, Carlos Eduardo Chaves; e o Gestor da filial, Ubirajara Gonçalves de Lima Junior.

Esses três depoimentos devem acontecer na  próxima reunião da CPI, agendada para quarta-feira (19/out), às 14h.

O Presidente da CPI, vereador Angelo Tegami (PV), não participou da reunião devido a motivos particulares.

DEVIDO À LEGISLAÇÃO ELEITORAL, O VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO FICARÁ INDISPONÍVEL ATÉ O FIM DE OUTUBRO. CASO HAJA NECESSIDADE EM ASSISTIR, SOLICITE O VÍDEO PELO SIC (SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO)

FOTOS DA REUNIÃO NO FIM DA PÁGINA

VEJA AQUI AS ATAS DAS REUNIÕES DA CPI DO RECINTO

SOBRE A CPI DO RECINTO

A CPI do Recinto, que investiga possíveis irregularidades na aplicação da verba de mais de R$ 8 milhões para reforma do Recinto Paulo de Lima Correa e implantação de um Centro de Excelência em Hipismo no  local   foi instaurada na Câmara após a elaboração do  Requerimento nº 804/2022, assinado por 7(sete) vereadores: Angelo Tegami (PV), Carlão do Basquete (PSD), Prof. Adilson (PL), Juninho Bandeira (PL), Nestor Leonel (UNIÃO), Raphael Oliveira (PP) e Rodrigo Franco Malaman (PSDB).

Art. 62 do Regimento Interno da Câmara determina que para instaurar uma CPI na Câmara de Barretos é necessário a assinatura de 1/3 do total de vereadores, ou seja, no mínimo 6(seis) assinaturas.

De acordo com o texto do requerimento, em 2012 foi assinado um convênio com o Governo Federal para investimento de mais de R$ 8 milhões no Recinto Paulo de Lima Correa para reforma e implantação de um Centro de Excelência em Hipismo. As obras tiveram início no ano de 2013, mas a empresa vencedora do processo licitatório abondou os trabalhos em 2016. Outra empresa assumiu os trabalhos e a reinauguração do Recinto teria ocorrido em meados de 2018.

O Presidente da Câmara, Paulo Correa (PL) assinou a Portaria nº 5676  indicando os 3(três) vereadores para atuar na CPI, respeitando a proporcionalidade partidária.  São eles: Angelo Tegami (PV), Nestor Leonel (UNIÃO) e Raphael Silvério (PSDB).

Em comum acordo, os três vereadores nomeados definiram as funções de cada um deles no trabalho de investigação: Angelo Tegami (PV) foi escolhido Presidente, Prof. Raphael Silvério (PSDB) o Relator e Nestor Leonel (UNIÃO) o Membro.

As funções da Comissão Parlamentar de Inquérito constam no  Art. 63 do Regimento Interno da Câmara. Entre as principais estão a possibilidade de realizar vistorias nas repartições públicas,  pedir explicações dos servidores responsáveis pelo setor, convocar Secretários Municipais, ouvir depoimentos de testemunhas (oitivas) e solicitar documentos dos órgãos da Administração direta e indireta.

A investigação deve terminar até 25/nov.

O relatório final, caso seja necessário,  poderá ser encaminhado ao Ministério Público para que seja estabelecida a responsabilidade civil e/ou criminal de possíveis infratores.

HISTÓRICO

1ª Reunião -02/mai/2022  (Instauração da CPI)

2ª Reunião -  05/mai/2022 (Definição das funções e início das investigações)

3ª Reunião - 11/mai/2022