Barretos/SP, 05 de Outubro de 2024

Publicado em 12/03/2013 às 00:00 Assessoria

Delito "saidinha de banco" deve diminuir com instalações de câmeras

Devido ao aumento da criminalidade em nossa cidade, principalmente nas proximidades das agências bancárias, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 28/2013 do Vereador Olimpio Jorge Naben, o Euripinho. O projeto obriga as agências bancárias, casas lotéricas e demais estabelecimentos do gênero, localizados em Barretos, a instalarem equipamentos de monitoramento eletrônico nas áreas de garagem, estacionamentos e nos acessos frontais e laterais de seus prédios. O monitoramento será feito por câmeras que devem gravar a movimentação de pessoas principalmente no horário compreendido entre 06 e 22h, as imagens deverão ser armazenadas em local adequado e seguro, ficando à disposição das autoridades pelo período mínimo de dois (02) meses. As imagens capturadas pelas câmeras de vídeo do sistema de segurança e monitoramento deverão possibilitar a identificação e o reconhecimento das pessoas que transitarem pelos locais protegidos. O descumprimento da Lei sujeitará o infrator à notificação para regularização, em prazo não superior a 30 dias e multa diária de R$ 2.500,00, se descumprida a notificação, aplicável em dobro para os casos de reincidência. Os estabelecimentos bancários terão 30 dias, após a publicação da lei, para se adequarem a esssas regras. De acordo com o Vereador Euripinho “é uma obrigação do Estado, imposta pela Constituição oferecer segurança à população, por meio de instrumentos que assegurem a sua vida e os seus bens”. Euripinho reiterou que “a instalação desses equipamentos é irrisória para os bancos que têm lucros bilionários em seus balanços anuais, mas é de importância fundamental para a segurança de nossa população, fazendo que haja uma grande diminuição do delito que ficou conhecido como Saidinha de Banco”.