Barretos/SP, 24 de Setembro de 2024

Publicado em 09/09/2009 às 00:00 Larissa Faustinoni

Dr. Munir Daher quer atuação de profissionais da saúde em escolas

O Vereador Dr. Munir Daher apresentou propositura solicitando ao Sr. Prefeito Municipal informar se existe a possibilidade de disponibilizar médicos, dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos para atender crianças e adolescentes nas unidades de ensino do Município. Dr. Munir Daher alertou que problemas de saúde podem prejudicar o aprendizado. “Em São Paulo os profissionais da saúde passam pelas escolas e fazem os encaminhamentos para a rede de saúde. Dados baseados em relatório, ainda reservado, do programa ‘Aprendendo com a Saúde’, dos examinados, 7% foram encaminhados para psicólogos, por demonstrarem distúrbios de comportamento; 12% a fonoaudiólogos; 15% a oftalmologistas; 18% a otorrinos; 13% a endocrinologistas. É gente que não enxerga, fala, ouve ou respira direito, além de sofrer com sobrepeso ou desnutrição”, relatou. Na opinião do Dr. Munir Daher, esses problemas de saúde se traduzem em notas ruins, evasão, indisciplina e violência. “Já existem algumas iniciativas como por exemplo, os programas federais ‘Saúde na Escola’, ‘Brasil Sorridente’ e ‘Aprendendo com a Saúde’, mas são tímidas para o tamanho da tragédia, pois mesmo quando há recursos, existem desperdícios”, falou. Dr. Munir Daher declarou que ‘espera que a Administração Municipal viabilize profissionais da área da saúde, no intuito de solucionar questões de extrema necessidade entre crianças e adolescentes nas escolas, visto que problemas dessa natureza são capazes de dificultar o aprendizado’.