Barretos/SP, 02 de Outubro de 2024

Publicado em 05/10/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio

Dr. Otávio Garcia faz sugestão a Ministérios e Secretarias sobre projeto que transforma lixo em material próprio para uso

O vereador Otávio Garcia (DEM), demonstrou preocupação com adequação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece que a partir de 2014, estará proibida a colocação de qualquer tipo de resíduo que possa ser reciclado ou reutilizado em aterros sanitários, de acordo com a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Contudo, enaltecendo a iniciativa de uma empresa de Barretos, o vereador Otávio Alves Garcia está sugerindo aos Ministérios da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, medidas para levar a iniciativa de Barretos para outras cidades. No requerimento, o vereador esclarece que em Barretos foi desenvolvido um processo de transformação dos resíduos, antes não recicláveis em um pó fino, e que o material gerado irá ser utilizado para fabricação de outros produtos e na construção civil, possibilitando a substituição da areia e diminuindo o consumo de cimento, na preparação do concreto. “A possibilidade de expansão dessa tecnologia é dependente de investimentos, para que outras cidades também possam fazer a implantação, reduzindo assim o impacto ao meio ambiente. O apoio financeiro dos órgãos governamentais seria fundamental para expansão deste importante projeto”, afirmou Dr. Otávio. Homenagem Ainda na sessão ordinária de segunda-feira, dia 3, o vereador Otávio Garcia, teve o seu requerimento 1273/2011, que concede Votos de Louvor e Congratulações, para o empresário Paulo Antônio Skaf, pela sua reeleição a presidência da CIESP e FIESP, para o quadriênio de 2011 a 2015. “ O líder empresarial sempre trabalhou na busca da união de todos os setores sociais, para promoção de reformas estruturais, promovendo o progresso e a facilitação dos setores produtivos brasileiros, favorecendo a população, não apenas do Estado de São Paulo, mas também de todo o Brasil”, afirmou Dr. Otávio Garcia.