Barretos/SP, 29 de Setembro de 2024

Publicado em 28/10/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Dr. Reginaldo confirma que IFSP é a Universidade Federal de Barretos

A vinda do Ministro da Educação, Fernando Haddad, a cidade de Barretos nesta quinta-feira, dia 28, para inauguração das instalações do IFSP – Instituto Federal de São Paulo confirma todo trabalho desenvolvido pelas autoridades e a comunidade barretense para a conquista do campus da instituição de ensino que está instalado na avenida C-1, no bairro Cristiano Carvalho. De acordo com o vereador Dr. Reginaldo da Silva, ao tomar conhecimento da intenção do Governo Federal de instalar 12 unidades do IFSP em cidades pólos do Estado de São Paulo, houve uma mobilização de toda a sociedade, o que contribuiu para que a cidade de Barretos fosse à primeira cidade paulista a ser contemplada com esta unidade de ensino. O vereador que também já foi secretário de Educação, afirmou que o Instituto Federal de São Paulo que tem sua sede em São Paulo e vários campus instalados no interior, é a Universidade Federal tão sonhada pela cidade de Barretos. Segundo o edil, na esfera do ensino superior existem quatro níveis em que se enquadram as instituições de ensino que são as Faculdades Isoladas, Faculdades Unificadas, Centro Universitários e as Universidades, onde está incluído o Instituto Federal. “O Instituto Federal é equiparado a Universidade Federal e tem autonomia para a criação de cursos, sem ter a necessidade de reivindicar liberação junto ao Ministério da Educação”, afirmou Reginaldo. O Instituto Federal de São Paulo é uma instituição com 100 anos de existen bastante respeitada, com 100 anos de existência, sendo que a Unidade de Barretos é um campus ligado a matriz que tem sede na cidade de São Paulo, o que facilita a implantação de novos cursos superiores nas áreas de engenharias e licenciaturas.