Barretos/SP, 01 de Outubro de 2024

Publicado em 28/06/2011 às 00:00 Luciana Gomes

Duplicação da Faria Lima foi debatida na Câmara

Na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 27, durante o grande expediente, foi debatida a possível duplicação da Rodovia Faria Lima, no trecho de 40 quilômetros que liga as cidades de Barretos e Colômbia. Para o debate foram convidados o diretor regional do DER, Marco Aurélio Macedo Pereira, e o coordenador do Movimento pela Duplicação da Faria Lima, Nilton Vieira, de acordo com requerimento do vereador Juninho Leite, aprovado pela Câmara. Em sua fala o coordenador do Movimento Duplica, o servidor público Nilton Vieira, conhecido como Niltinho do Postão, falou que vem cobrando do DER explicações sobre a possível duplicação da SP 326 desde o dia 08 de setembro de 2009. “De lá para cá nós tivemos 368 acidentes registrados neste único trecho da rodovia, ocasionando 30 mortes e 228 feridos, um absurdo”, disse Niltinho. O coordenador comentou ainda que já foram feitas ações práticas como a coleta de mais de 15 mil de assinatura num abaixo assinado enviado ao Governo do Estado e a confecção de 10 mil cartas por crianças da rede municipal de Barretos, enviadas diretamente ao governador, e a partir desta semana estão sendo distribuídos 5 mil adesivos de carros com a campanha pela duplicação do trecho entre Barretos e Colômbia. “Quantas pessoas mais precisam morrer ou ficar mutiladas para que algo seja feito? É essa a pergunta que deixo aos nossos vereadores, representantes legítimos da população”, disse Niltinho. O diretor regional do DER informou que o plano de recuperação de estradas do Governo de São Paulo prevê obras nos 600 quilômetros de estradas da região, incluindo a SP 326, mas que para iniciar esse plano precisa da liberação de verba do Banco Mundial, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano. O projeto para a Faria Lima é de recuperação do asfalto em trechos desgastados, duplicação em 5 quilômetros da rodovia, no trecho entre o trevo de Barretos e a entrada do clube Rio das Pedras, incluindo a construção de um pequeno viaduto na porta do Parque do Peão, e da instalação de faixas extras no trecho restante até Colômbia, com pavimentação de acostamentos. “Pela previsão inicial do plano de recuperação de estradas do estado de São Paulo, as obras devem ser realizadas no primeiro semestre de 2012, devido aos processos de liberação de verba do Banco Mundial, antes disso não há previsão de obra, apenas de manutenção”, informou Marco Aurélio Macedo Pereira. Os convidados da sessão responderam ainda a perguntas dos vereadores que insistem que a duplicação é a melhor solução para o trecho, não aceitando a solução proposta pelo governo do estado de instalar novas faixas de rolamento e pavimentar acostamentos.