Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 19/10/2022 às 17:06 - Atualizado em 20/10/2022 às 09:38 Andre Souza

Engenheiro contratado pela Prefeitura e Gerentes da Caixa prestam depoimentos à CPI do Recinto

Após depoimentos, Vereadores solicitaram cópias das Medições entregues por engenheiros à Caixa

A CPI do Recinto, que investiga possíveis irregularidades na aplicação da verba de mais de R$ 8 milhões para reforma do Recinto Paulo de Lima Correa e implantação de um Centro de Excelência em Hipismo no local, ouviu nesta quarta-feira (19/out), os depoimentos de mais três testemunhas.

O engenheiro contratado pela Prefeitura, Luiz Henrique Sampaio de Castro, um dos responsáveis pelas Medições das obras, prestou depoimento por meio de videoconferência. Já o Gerente de Filial da Caixa Econômica Federal, Ubirajara Gonçalves de Lima Junior e o Coordenador de Filial da Caixa Econômica Federal, Carlos Eduardo Chaves, compareceram à Câmara para colaborar com as investigações.

Após os depoimentos, os vereadores Angelo Tegami (PV) [Presidente] , Prof. Raphael Silvério (PSDB) [Relator] e Nestor Leonel (UNIÃO) [Membro] decidiram solicitar aos representantes da Caixa Econômica Federal as cópias das Medições enviadas pelos engenheiros da Prefeitura e, caso exista, cópia de documento que comprove a entrega das obras de reforma. O prazo estipulado para a entrega da documentação é até 31 de outubro.

DEVIDO À LEGISLAÇÃO ELEITORAL, O VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO FICARÁ INDISPONÍVEL ATÉ O FIM DE OUTUBRO. CASO HAJA NECESSIDADE EM ASSISTIR, SOLICITE O VÍDEO PELO SIC (SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO)

FOTOS DA REUNIÃO NO FIM DA PÁGINA

VEJA AQUI AS ATAS DAS REUNIÕES DA CPI DO RECINTO

PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião da CPI do Recinto ficou agendada para o dia 1º/nov, às 14h.

SOBRE A CPI DO RECINTO

A CPI do Recinto, que investiga possíveis irregularidades na aplicação da verba de mais de R$ 8 milhões para reforma do Recinto Paulo de Lima Correa e implantação de um Centro de Excelência em Hipismo no  local   foi instaurada na Câmara após a elaboração do  Requerimento nº 804/2022, assinado por 7(sete) vereadores: Angelo Tegami (PV), Carlão do Basquete (PSD), Prof. Adilson (PL), Juninho Bandeira (PL), Nestor Leonel (UNIÃO), Raphael Oliveira (PP) e Rodrigo Franco Malaman (PSDB).

Art. 62 do Regimento Interno da Câmara determina que para instaurar uma CPI na Câmara de Barretos é necessário a assinatura de 1/3 do total de vereadores, ou seja, no mínimo 6(seis) assinaturas.

De acordo com o texto do requerimento, em 2012 foi assinado um convênio com o Governo Federal para investimento de mais de R$ 8 milhões no Recinto Paulo de Lima Correa para reforma e implantação de um Centro de Excelência em Hipismo. As obras tiveram início no ano de 2013, mas a empresa vencedora do processo licitatório abondou os trabalhos em 2016. Outra empresa assumiu os trabalhos e a reinauguração do Recinto teria ocorrido em meados de 2018.

O Presidente da Câmara, Paulo Correa (PL) assinou a Portaria nº 5676  indicando os 3(três) vereadores para atuar na CPI, respeitando a proporcionalidade partidária.  São eles: Angelo Tegami (PV), Nestor Leonel (UNIÃO) e Raphael Silvério (PSDB).

Em comum acordo, os três vereadores nomeados definiram as funções de cada um deles no trabalho de investigação: Angelo Tegami (PV) foi escolhido Presidente, Prof. Raphael Silvério (PSDB) o Relator e Nestor Leonel (UNIÃO) o Membro.

As funções da Comissão Parlamentar de Inquérito constam no  Art. 63 do Regimento Interno da Câmara. Entre as principais estão a possibilidade de realizar vistorias nas repartições públicas,  pedir explicações dos servidores responsáveis pelo setor, convocar Secretários Municipais, ouvir depoimentos de testemunhas (oitivas) e solicitar documentos dos órgãos da Administração direta e indireta.

A investigação deve terminar até 25/nov.

O relatório final, caso seja necessário,  poderá ser encaminhado ao Ministério Público para que seja estabelecida a responsabilidade civil e/ou criminal de possíveis infratores.

HISTÓRICO

1ª Reunião -02/mai/2022  (Instauração da CPI)

2ª Reunião -  05/mai/2022 (Definição das funções e início das investigações)

3ª Reunião - 11/mai/2022