Barretos/SP, 01 de Outubro de 2024

Publicado em 01/06/2011 às 00:00 Luciana Gomes

Escritor Augusto Cury é oficialmente cidadão barretense

Nesta terça, 31 de maio, em cerimônia solene na Câmara Municipal de Barretos, aconteceu a entrega do título de cidadão honorário ao escritor e psiquiatra Augusto Cury. Nascido em Colina, cidade vizinha de Barretos, Cury publicou 29 livros e registra mais de 10 milhões de exemplares vendidos só no Brasil, o que significa cerca de 40 milhões de leitores. Com uma carreira de sucesso tanto na medicina psiquiátrica, quanto como escritor, o colinense de origem humilde projetou-se internacionalmente. Proposto pelo vereador Olímpio Jorge Naben, o Euripinho, o título foi entregue a Augusto Cury numa cerimônia que contou com a presença de vários colinenses. Em seu discurso, o vereador Euripinho disse que “se a mim fosse possível eu concederia não apenas o título de cidadão barretense, mas o título de cidadão da humanidade a este intelectual que tanto contribuiu para a busca do entendimento do pensamento humano”. Cury por sua vez tornou o discurso na Câmara um palestra aos presentes, explicando o início de sua pesquisa sobre a inteligência multifocal e contando que esperou cerca de 25 anos para publicar o primeiro livro. “Eu tinha um sonho, o sonho de contribuir com a humanidade. E quando temos um sonho e ele é verdadeiro, ele cria vida, se enraíza em nós e acaba acontecendo pela força que só os sonhos tem”, disse o escritor. Seus textos são traduzidos pelo mundo e suas célebres frases tem caído no domínio público tamanho sucesso fazem, principalmente nas mídias sociais da internet. Cury confirmou presença na cerimônia de entra do título. Foto: Vice-presidente da Câmara, Guilherme Ávila, o homenageado Augusto Cury e o vereador Euripinho.