Barretos/SP, 25 de Setembro de 2024

Publicado em 23/11/2009 às 00:00 Roberto José Minuncio

Euripinho quer projeto de controle de cães e gatos

O vereador Olimpio Jorge Naben, “Euripinho”, sugeriu através de requerimento, que o prefeito envie um Projeto de Lei que institua o programa permanente de controle populacional de cães e gatos em Barretos. A preocupação do edil, é devido ao aumento do número de cães e gatos que está se tornando um grave problema de saúde pública, contribuindo para a transmissão de doenças para toda população. De acordo com estudos feitos por órgãos da saúde, a presença destes animais soltos podem contribuir para a transmissão de algumas doenças, como a sarna sarcóptica, sarna notoédrica (causa lesões transitórias no ser humano), toxocaríase (larva que infecta o ser humano) e ancilostomíase (doença intestinal dos cães e gatos que atinge o homem em contato com a pele através de areia), além de infecções de carrapatos, que pode ser uma das causas da encefalite humana. “Os animais abandonados se transformam em um grave problema, e o controle populacional de cães e gatos tem papel fundamental na preservação, prevenção e manutenção da saúde pública”, afirmou Olimpio Naben. Preocupado o vereador Olimpio Jorge Naben, sugeriu ao prefeito Emanuel Carvalho, que seja encaminhado a Câmara Municipal, um Projeto de Lei que institua o programa permanente de controle populacional de cães e gatos.