Barretos/SP, 04 de Outubro de 2024

Publicado em 10/05/2012 às 00:00 Roberto José Minuncio

Euripinho trabalha pela implantação de um Serviço Municipal de Assistência ao paciente diabético

O vereador Olimpio Jorge Naben, “Euripinho”, está sugerindo a Administração Municipal, a implantação de um Serviço Municipal de Assistência ao Paciente Diabético (SEMAPAD). O pedido do vereador do PDT, foi formulado através do requerimento 591/2012, aprovado na sessão ordinária da última segunda, dia 7. Em suas explanações, o vereador destacou que o diabetes é uma doença que está presente em todo mundo e vem registrando um número crescente de casos novos que são diagnosticados a cada ano, enquanto outros ainda não sabem que tem a doença que evolui de forma silenciosa e produz sintomas que são identificados somente quando surgem complicações crônicas. “Eu acredito que através de uma assistência médica adequada, com o controle metabólico bastante rigoroso é possível prevenir ou retardar o aparecimento das complicações crônicas do diabetes, resultando em economia de saúde”, afirmou Euripinho. Na visão do vereador, a implantação de um Serviço Municipal de Assistência ao Paciente Diabético é um grande desafio médico, social, econômico e político, que podem ser implantados com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que disponibilizam projetos para implantação de serviços especializados de assistência ao paciente diabético. No oficio encaminhado ao prefeito, o vereador questiona se é possível a Administração Municipal implantar um Serviço de Assistência ao Paciente Diabético, como o objetivo de oferecer atendimento adequado e humano às pessoas com diabetes.