Barretos/SP, 03 de Outubro de 2024

Publicado em 10/04/2012 às 00:00 Luciana Gomes

Exposição “Olhos da Alma” - Renato Amisy mostra na Câmara Municipal obras táteis

Com abertura programada para a próxima segunda, dia 16, às 19h, o artista plástico Renato Amisy realiza até o dia 27, na Câmara Municipal, a exposição “Olhos da Alma”, exclusivamente com obras táteis, convidando o público a experiência de tocar seus quadros e incentivando a visitação de deficientes visuais. O convite partiu do vereador Guilherme Ávila, que é o autor da recém sancionada lei que cria o programa de acessibilidade a artes pelos deficientes visuais, programa que prevê eventos específicos para os portadores dessa deficiência. Para esta mostra especial Amisy criou novos quadros, todos tendo o relevo como elemento chave na compreensão da obra. Desde o início de sua carreira o artista tem apostado na “terceira dimensão” de suas telas, utilizando materiais que sobressaem da superfície dos quadros em diferentes técnicas. A inclusão de deficientes visuais em suas exposições nasceu espontaneamente. “Vi que muitas de minhas obras convidavam o observador ao toque, inclusive fiquei muito emocionado quando na Casa Cor, em São Paulo, a apresentadora Hebe Camargo pediu para tocar um quadro meu que decorava um dos ambientes, foi natural realizar uma exposição em que as pessoas não precisam apenas olhar, mas podem tocar, e os cegos podem usar toda a sua sensibilidade para ‘enxergar’ com os olhos da alma, por isso o nome da mostra”, revelou o artista. Para o vereador Guilherme Ávila a exposição é apenas um marco inicial de sua proposta de um programa especial para inclusão de deficientes visuais no mundo das artes. “Criei a lei porque sei da importância das artes na vida das pessoas, inclusive daquelas que não podem, por exemplo, enxergar um belo quadro. A exposição do Renato Amisy é um grande exemplo para outros artistas, mas há outras maneiras de compartilhar uma imagem com deficientes visuais, como, por exemplo, treinando monitores para descrever as obras expostas, no caso de não serem tocáveis”, completou Ávila. Despedida do Brasil A exposição marca a despedida do artista do Brasil, uma vez que no dia 17 de abril ele embarca para sua sétima temporada na França, com exposições marcadas em Paris. Depois de expor em várias casas de cultura e pontos do comércio de Paris, no ano passado Renato Amisy foi convidado a participar da nona edição do Parc Floral de Paris, uma das mais importantes exposições coletivas da França. Depois do sucesso de 2011, Renato volta neste ano com ainda maior projeção para a exposição, e se orgulha de ser um “caipira” de Barretos que hoje faz parte dos grandes nomes que fazem parte do Cercle des Artistes de Paris. O artista fica na França até junho, quando termina o Parc Floral, paralelamente ele mostra suas obras em outros locais da cidade luz, levando um pouco das cores do Brasil para a primavera parisiense.