Fabrício Taveira recebe o Título de Cidadão Emérito de Barretos
Atleta barretense é o atual nº 4 no ranking mundial de crossfit adaptado, a melhor marca que um atleta brasileiro já alcançou na história do esporte. Homenagem foi proposta pelo vereador Nestor Leonel
O personal trainer e atleta, Fabricio Henrique Taveira, recebeu o Título de Cidadão Emérito da Estância Turística de Barretos durante Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (10/ago), na Câmara.
A homenagem foi proposta pelo vereador Nestor Leonel (UNIÃO), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2023, aprovado por todos os vereadores.
Os títulos de Cidadão Emérito são concedidos ao barretense nato, ou aos que aqui ficarem radicados por longos anos, a ponto de se considerarem barretenses, e que, por suas atividades intelectuais ou esportivas ou sociais, venham a projetar-se no cenário nacional ou internacional, constituindo-se, assim, num legítimo orgulho da cidade onde nasceram ou se radicaram.
A solenidade foi conduzida pelo vereador Nestor Leonel (UNIÃO) e contou com a presença do vereador Juninho Bandeira (PL). Também fizeram parte da Mesa de Autoridades: o Diretor da Faculdade Barretos e ex-Presidente da Câmara, André Luiz Rezek; o Chefe de Gabinete da Secretaria de Esportes, Antonio João (representando a Prefeita Paula Lemos e o Secretário de Esportes, Tony Carvalho); o treinador do homenageado, Maurício Carlos da Cruz Filho; o pecuarista Ricardo Scannavino; e o amigo Edson Mendes.
Também acompanharam de perto a solenidade: o empresário da academia Go Fit, Renato Serrano; e o assessor parlamentar, Lucas Tadeu de Souza. Familiares e amigos do homenageado também compareceram à Câmara.
No início da Sessão foi apresentando um vídeo-biografia mostrando a trajetória pessoal e profissional de Fabricio Taveira. Familiares e amigos que não puderam estar presentes gravaram depoimentos em vídeo, que foram exibidos a todos no telão.
Após receber o título, Fabrício Taveira ocupou a tribuna e surpreendeu a todos ao fazer o discuso de agradecimento em pé, sem uso da cadeira de rodas, sendo aplaudio pelo público presente.
A TV Câmara transmitiu a solenidade ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube.
FOTOS NO FIM DA PÁGINA
O HOMENAGEADO
Barretense nato, Fabrício Taveira tem 35 anos, é filho de Valdonice Brito Taveira e Marcia Helena da Cruz Taveira.
Formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Esporte, quase se profissionalizou no futebol, mas tornou-se Personal trainer e seguiu o caminho das lutas, sendo campeão estadual de Jiu-Jitsu e vencedor de duas lutas de MMA.
No dia 8 de setembro de 2019, Fabricio assistia à uma apresentação musical na cidade de Guaíra/SP, quando a estrutura que mantinha a cobertura do espaço ruiu e um pilar com aproximadamente 450 kg (quilos) caiu sobre sua cabeça, causando uma lesão medular gravíssima. Após meses de internação e incertezas, Fabrício recebeu o prognóstico de que, com muito esforço, talvez, conseguisse desenvolver forças para sustentar o corpo sentado em uma cadeira de rodas e que nunca mais poderia andar.
A partir daí, Fabrício Taveira vem contrariando todos os prognósticos. Mesmo cadeirante, Fabrício dá aulas presenciais e online como personal, faz palestras, posa como modelo, tem autonomia, dirige o próprio carro e pratica vários esportes.
No crossfit, em dois anos da prática esportiva, já conquistou os títulos de bicampeão brasileiro de crossfit adaptado e é o atual campeão sul-americano (título conquistado na Argentina) e vice-campeão europeu (título conquistado na Espanha). Fabrício também é o atual nº 4 no ranking mundial de crossfit adaptado, a melhor marca que um atleta brasileiro já alcançou na história do esporte.
Na carreira de modelo, a convite da Agência André Pereira Models, de São José do Rio Preto, Fabrício fez seu book profissional e colocou-se à disposição do mercado para anúncios publicitários, já tendo estrelado alguns trabalhos.
Como palestrante, tem viajado o Brasil compartilhando sua história, seu esforço diário e sua meta de voltar a andar e ser inspiração para quem quer superar as limitações do próprio corpo, independente da situação em que se encontra.