Barretos/SP, 24 de Setembro de 2024

Publicado em 31/08/2009 às 00:00 Larissa Faustinoni

Guilherme Ávila apóia ‘Queima do Alho’ como patrimônio cultural

Durante a realização da Queima do Alho, que aconteceu no último sábado (29), no Ponto de Pouso, na Festa do Peão, o Vereador barretense Guilherme Ávila afirmou que apóia como patrimônio cultural esta tradicional comida típica boiadeira. A culinária dos peões, que reúne vários políticos do cenário nacional brasileiro, principalmente como jurados na prova das comidas feitas pelas comitivas, tem um Projeto de Lei Estadual em tramitação, de autoria do Deputado Vicente Cândido (PT), que declara o Clube Os Independentes como ‘entidade mantenedora da Cultura sertaneja Raiz do Estado de São Paulo’. Para Guilherme Ávila a festa de Barretos é mais que um megaevento de rodeio e lazer. “Nossa festa matem tradições culturais importantes, onde resgata a cultura dos peões de boiadeiro. Além da competição da tradicional queima do alho, acontece também a dança do Catira, os toques de berrante, o pau de sebo, entre outras”, enfatizou. Guilherme Ávila comentou que é preciso reunir forças políticas visando o tombamento da Queima do Alho como Patrimônio Cultural Imaterial. “Tenho certeza que os políticos que visitam Barretos durante a Festa do Peão e, participam desta saborosa competição, sendo inclusive jurados, não medirão esforços para que tal Projeto seja aprovado”, declarou. Participaram do concurso da culinária o Presidente do Legislativo barretenses Paulo Corrêa, os vereadores Guilherme Ávila, Leandro Anastácio, Miltinho Neves, o Ministro do Trabalho Carlos Lupi, o Senador Romeu Tuma, o Deputado Estadual Bruno Covas, os deputados Federais Michel Temer, Paulinho da Força, Milton Monti e José Mentor, dentro outros convidados. A Comitiva Água Doce, do Comissário Admundo Martins, de Icem, venceu o concurso culinário, em segundo lugar ficou a Comitiva Esperança, dos comissários Carlos Cruz e André Niederauer, de São José do Rio Preto e, em terceiro lugar, sob o comando dos comissários Aluísio Candido de Paula e Geraldo Souza Neto, de Araba.