Barretos/SP, 28 de Setembro de 2024

Publicado em 13/08/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila busca informações se hospitais cumprem às novas regras da Anvisa para o funcionamento das UTIs

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) através da resolução nº 7 de 24 de fevereiro de 2010, instituiu novas normas com relação ao funcionamentos das UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) em todos os hospitais do país. Preocupado com o cumprimento da medida, o vereador Guilherme Ávila, propôs no requerimento 768/2010, que os hospitais de Barretos, esclareçam se já estão trabalhando dentro das novas exigências. De acordo com a resolução, passou a ser obrigatório a presença do fisioterapeuta nas UTIs, sendo que antes das mudanças, era designado um profissional para cada dez leitos nos turnos da manhã e tarde. Com a mudança passa a ser um fisioterapeuta para cada 10 leitos hospitalar autuando nos turnos da manha, tarde e noite, totalizando 18 horas de cobertura, para todos os tipos de UTIs do país, entre elas, a neonatal, pediátrica e adulta. “O fisioterapeuta na UTI é responsável pela parte respiratória e motora dos pacientes, cuidando inclusive do posicionamento no leito hospitalar, durante o tratamento, que as vezes dura alguns dias”, explicou Guilherme. No ofício, o vereador solicita informações dos dirigentes da Santa Casa de Misericórdia, Fundação Pio XII e São Jorge, se já estão se adequando as novas regras, visando dar um melhor atendimento aos pacientes. "A tendência é que logo logo, teremos a presença do fisioterapeuta 24 horas por dia nas UTIs", afirmou Avila.