Barretos/SP, 29 de Setembro de 2024

Publicado em 22/09/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila defende a inclusão do Deficiente durante Dia de Luta em Barretos

Durante a comemoração do Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência – comemorado no dia 21, na Praça Francisco Barreto, o vereador Guilherme Ávila enalteceu a importância desta data, abordando as conquistas desta população que as vezes não é reconhecida perante toda a comunidade. “A inclusão dos portadores de deficiência começa em casa, nas atividades da vida diária da família. No Brasil, 14,6% da população tem algum tipo de deficiência e, esta parcela da população representa um grande mercado consumidor, uma grande força econômica, política e social, que vem gerando renda em diversos segmentos”, observou. Por outro lado, Guilherme Ávila lembrou que já existem centenas de produtos no mercado, como transportes adaptados, equipamentos e materiais didáticos, livros e revistas dirigidos a este público. “Vejo que a maior dificuldade para a inclusão é o preconceito, discriminação e a ignorância das pessoas”, finalizou. O evento alusivo ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento de Assistência Social e Desenvolvimento Humano teve passeata, orientação, prestação de serviço e comercialização em barracas de entidades assistenciais como: ABAVIN, APAE, Casa Transitória ‘André Luiz’, além de apresentações artísticas – ‘Talento e Superação’. A comemoração também teve a participação do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais e do Conselho Municipal do Idoso.