Barretos/SP, 26 de Setembro de 2024

Publicado em 28/01/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila leva relatório de gastos do carnaval 2009 para o Ministério Público

Na votação em plenário do projeto que libera recursos para o carnaval deste ano de 2010, os vereadores debateram muito a prestação de contas de 2009. A prestação só foi entregue a Câmara Municipal de Barretos, após requerimento de autoria do então vereador Luiz Umberto Campos Sarti, “Kapetinha”. De acordo com a Lei 2771 de 8 de junho de 1993, sancionada pelo ex-prefeito Nelson James, a prestação de contas deve acontecer 30 dias após o encerramento do carnaval. Na prestação de contas do carnaval 2009, os vereadores encontraram uma diária no valor de R$800,00 em um hotel na Santa Efigênia, em São Paulo. Em outra nota, R$645,00 gastos com diversos materiais, de dezembro de 2008, antes da liberação de recursos do carnaval de 2009. E as irregularidades não param por ai, uma nota de R$92,00 usada para a compra de Costela Bovina e Lingüiça Cabo de Rei e outros produtos. E nesta outra, 300 kg de arroz e outros mantimentos, com um valor de R$715,00. Diante destas suspeitas, o vereador Guilherme Ávila e o vereador suplente, Luiz Umberto de Campos Sarti, apresentaram a documentação ao promotor Aluisio Antônio Maciel Neto, que acatou a denúncia para apurar as irregularidades. Em uma rápida apreciação da documentação, o presidente da 7ª subseção da Ordem dos Advogados, Merhej Najn Neto, considerou gravíssima a denúncia, avaliando que pode ter ocorrido um desvio da função dos recursos que deveriam ser aplicados exclusivamente no carnaval de Barretos.