Barretos/SP, 24 de Setembro de 2024

Publicado em 10/09/2009 às 00:00 Larissa Faustinoni

Guilherme Ávila pede informações relativas à Usina de Leite da UNIFEB

Segundo informações obtidas pelo Vereador Guilherme Ávila, a Usina de Leite da UNIFEB apresenta sucessivos prejuízos, mostrando um déficit de 40 a 50 mil litros de leite/mês, um alto índice de obsolescência em seu parque de equipamentos que está demasiadamente em atraso tecnológico. Outros dois fatores preocupantes constatado pelo Vereador dizem respeito ao aspecto sanitário e fiscal, pois a caldeira da usina é movida a lenha e o custo mensal que gira em torno de R$ 100 mil. Perante os fatos, o Guilherme Ávila apresentou requerimento solicitando ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, providências junto ao Reitor da UNIFEB, visando informar se a usina está realmente deficitária, se continuará em funcionamento e quais medidas administrativas estão sendo adotadas para solucionar essa grave questão. Uma solução para resolver tal questão, na opinião do Vereador, é prover novos investimentos por intermédio de patrocínio externo ou privado, implementar parcerias com sindicatos, associações e outros, ou mesmo a sua terceirização. “Precisamos saber quais as pretensões da UNIFEB com a usina de leite, o valor acadêmico e se a UNIFEB está tomando medidas no sentido de transformar a usina, em, por exemplo, num laboratório de laticínios, junto a órgãos do Governo Federal e Estadual, tais como: Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPQ); FINEP; FAPESP, entre outros”, questionou. Guilherme Ávila solicitou cópia do balanço e dos balancetes relativos a Usina de Leite dos últimos 5 anos, ou seja, do ano de 2004, até a presente data, sendo o de 2009 parcial. O Vereador pediu também que fosse encaminhado ofício ao Presidente do Conselho Diretor, aos membros do Conselho, ao Presidente do Conselho Universitário, o Presidente da ADOFEB, o Presidente do DCE e o Superintendente Financeiro, solicitando a cada um destes o obséquio de enviar tais esclarecimentos a esta Edilidade com a urgência necessária.