Barretos/SP, 02 de Outubro de 2024

Publicado em 08/09/2011 às 00:00 Luciana Gomes

Guilherme Ávila propõe Lei “Observadores da Cidade”

Aprovado em primeira discussão na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda, dia 5, o projeto de lei de autoria do vereador Guilherme Ávila propõe maior participação da comunidade na administração do município através da criação do programa “Observadores da Cidade”. O projeto prevê que o cidadão que quiser ajudar o poder público a cuidar melhor da cidade se cadastre junto a Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica, desde que esteja quite com a Justiça Eleitoral e com os cofres públicos. Depois de cadastrado esse cidadão atuará como um “observador” comunicando a prefeitura falhas de iluminação pública, conservação de pavimentação e calçadas, deterioração de praças, ausência de sinalização de trânsito, serviços municipais de má qualidade, e qualquer outra informação que sirva para aprimorar a qualidade dos serviços municipais e a qualidade de vida para os cidadãos. Segundo seu autor, o projeto terá impacto imediato na área de segurança, por exemplo. “Ao denunciar um trecho do bairro onde a iluminação é deficitária, por exemplo, o observador estará proporcionando maior segurança aquele trecho e, consequentemente a todo o bairro. É o impacto de atos individuais sobre toda a comunidade”, disse Ávila. O projeto prevê ainda que cada observador tenha seu próprio endereço eletrônico no site oficial da Prefeitura. Os observadores não receberão qualquer tipo de remuneração por esse trabalho. “O objetivo é incentivar os barretenses a colaborarem mais efetivamente com a cidade, dando sugestões e apontando falhas. Cada vez mais percebemos que só a participação dos cidadãos trará a solução para os problemas de nossa cidade de maneira mais rápida e efetiva, basta que o poder executivo tenha agilidade necessária para atender as solicitações dos observadores da cidade”, disse o vice-presidente da Câmara, Guilherme Ávila.