Barretos/SP, 30 de Setembro de 2024

Publicado em 06/04/2011 às 00:00 Luciana Gomes

Guilherme Ávila quer mais atenção aos animais e pode criar lei proibindo transporte de tração animal

Na última semana um incidente com um cavalo chamou a atenção dos barretenses que se preocupam com os animais. O fato virou reportagem da TV Barretos, o cavalo caiu na rua por estar fraco, desnutrido e visivelmente doente, não conseguindo fazer com que o animal levantasse, o proprietário chamou o serviço de veterinária da Prefeitura que constatando o péssimo estado físico do cavalo e sua saúde debilitada não teve outro caminho a não ser sacrificar o animal. O fato virou Boletim de Ocorrência, registrado pela ABA – Amigos Barretenses dos Animais e pelo vereador Guilherme Ávila que é membro da entidade. O vereador quer que a Prefeitura Municipal se responsabilize por realizar, duas vezes por ano no mínimo, a vacinação, vermifugação e fiscalização de como os animais que “trabalham” nos serviços de carroças e charretes estão sendo tratados. Guilherme já havia enviado requerimento ao município nesse sentido e aguarda resposta. “Se a Prefeitura informar que não tem equipe ou recursos para arcar com esse serviço, vou tomar a iniciativa de uma lei que proíba o trânsito de veículos de tração animal na cidade. É radical, mas é a solução para os maus tratos que presenciamos diariamente”, informa o vereador Guilherme Ávila. A ideia da lei encontra apoio nas entidades que se preocupam com a saúde animal, caso da Aba, e já foi aplicada em outras cidades que passavam pelo mesmo problema.