Barretos/SP, 27 de Setembro de 2024

Publicado em 10/02/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Guilherme Ávila sugere instalação de ambulatório de obesidade

A vida moderna e as facilidades dos fast-food´s, computadores, notebook´s, videogames, sofá, televisão, substituem os exercícios físicos e alimentação adequada através de frutas e verduras. Com tantos atrativos, o índice de obesidade só tende a crescer e este modelo de vida oferecido as pessoas preocupam os endocrinologistas e outros profissionais da área médica. Pensando em atender esta demanda crescente da população, o vereador Guilherme Ávila, sugeriu ao prefeito Emanoel Carvalho, a construção de um ambulatório de Obesidade em Barretos. “Essa nova realidade de vida, precisa de um atendimento em ambulatórios de obesidade, integrados por uma equipe multidisciplinar formada por médico nutrólogo, nutricionista, educador físico e psicólogo”, destacou Guilherme Ávila. Na opinião do vereador Guilherme Ávila, que é fisioterapeuta, a obesidade vem tendo uma explosão de casos nos últimos 10 anos e vem contribuindo para aumento de doenças que atingiam apenas os idosos, entre elas, o diabete do tipo 2. “Há alguns anos não existiam casos de pessoas com o diabete do tipo 2, que tem como uma das causas a dieta inadequada rica em alimentos calóricos, falta de exercícios físicos e obesidade”, lembrou o vereador. Também fazem parte da lista de doenças, a enxaqueca, depressão e colesterol alto. Diante destas necessidades, o vereador sugeriu ao prefeito municipal, que solicite junto as pastas competentes a possibilidade de informar se existe possibilidade de construir um Ambulatório de Obesidade na cidade de Barretos.