Barretos/SP, 07 de Outubro de 2024

Publicado em 08/11/2017 às 22:00 - Atualizado em 08/11/2017 às 23:52 Rafael Lucas

Guta Bampa e Monteiro Filho recebem homenagem na Câmara

Entrega dos Diplomas da Ordem do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin aconteceu na noite desta quarta-feira(8)

Na noite desta quarta-feira, dia 8, a Câmara Municipal realizou a entrega dos Diplomas de Ordem do Mérito Cultural “Luiz Carlos Arutin” ao Sr. João Monteiro de Barros Filho e à Sr.ª Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues - Guta Bampa. As homenagens aconteceram durante Sessão Solene, transmitida ao vivo pela TV Câmara.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

Luiz Carlos Arutin, barretense já falecido, foi um ator de grande renome nacional que ao longo de quase 40 anos de carreira desempenhou diversos trabalhos em telenovelas e minisséries na televisão. A entrega do homenagem é um reconhecimento aos cidadãos de Barretos que prestam serviços em favor da cultura em nossa cidade. O Diploma foi instituído por meio da Lei nº 4971/2014, de autoria da Vereadora Paula Lemos.

João Monteiro de Barros Filho é barretense; iniciou sua carreira de radialista em 1955, na PRJ-8 Rádio Barretos. Como jornalista fundou o Jornal O Diário, em 1969, dando início a um importante grupo de emissoras de rádio em Barretos. Também fundou o INBRAC, Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, órgão sem finalidades lucrativas que operacionalizou a implantação da REDE VIDA de Televisão, instalada em São José do Rio Preto e com retransmissoras em todo o Brasil. Já recebeu homenagens e honrarias em diversas cidades, estados e internacionais.

Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues é natural de Barretos. Estudou e se especializou na área artística, Curso Técnico de Piano, formação de ballet clássico, jazz, sapateado, dança de salão e contemporâneo; também possui o curso de professora da Royal Academy of Dancing London. Participou do curso de metodologia americana na Flórida-Estados Unidos e metodologia russa em Moscou e Saint Petersburgo-Rússia. Realizou diversos espetáculos em mais de 40 anos de carreira. Projetou vários alunos no cenário da dança por todo o Brasil.

Os homenageados deste ano foram oficializados pomeio do Decreto Legislativo nº 10/2017de autoria da Mesa Diretora da Câmara.

Várias autoridades compareceram à Câmara para acompanhar as homenagens. Entre os presentes estavam o Vice-Prefeito, Vagner Chiapetti; o Presidente da ABC (Academia Barretense de Cultura), José Antonio Merenda e os Diretores do Grupo Monteiro de Barros, João Monteiro de Barros e Marcelo Monteiro de Barros.

A solenidade foi conduzida pelo Vice-Presidente da Câmara, Lupa (DEM), e contou com a presença dos vereadores Fabrício Lemos (PSL),  Nestor Leonel (DEM), Paula Lemos (PSB), Paulo Correa (PR) e Raphael Dutra (PSDB).

Após a entrega dos diplomas, as bailarinas da professora Guta Bampa, Amanda Bonfim, Helora Otoubo, Isabelly Dupychak  e Laura Benedetti fizeram uma apresentação de dança coreografada ao som de Bethoven.