Barretos/SP, 10 de Outubro de 2024

Publicado em 13/11/2023 às 09:00 - Atualizado em 13/11/2023 às 10:00 Andre Souza

Guta Bampa e Rita Maria Ribeiro recebem Título de Cidadania Barretense no dia 24 de novembro

Homenagens foram propostas pelo vereador Dr. Chafei Amsei Neto (MDB)

A Câmara de Barretos agendou para o dia 24 de novembro (sexta-feira), às 19hSessão Solene para as entregas dos Títulos de Cidadã Benemérita de Barretos à professora de dança e empresária, Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues "Guta Bampa"; e à diretora de escola aposentada, Rita Maria Ribeiro.

As homenagens foram propostas pelo vereador Dr. Chafei Amsei Neto (MDB), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2023; e Projeto de Decreto Legislativo nº 40/2023,  ambos aprovados por todos os vereadores.

Familiares, amigos e admiradores das homenageadas estão convidados a prestigiar a entrega das honrarias na Câmara. A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube, além de resumo no Instagram.

GUTA BAMPA

Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues "Guta Bampa  nasceu em Barretos/SP.  É filha de João dos Reis Moreira e Ilka Bamba; e irmã do pianista João Reis Moreira Reis. É casada com Alexandre Gonçalves Rodrigues  e mãe do bailarino João Henrique Bampa Rodrigues.

A arte lhe rebatizou como Guta Bampa.

Guta  é profissional de Educação Física e pedagoga.  Dedicou a vida à arte, possuindo formação em Piano e Ballet Clássico, com especialidade da metodologia R.A.D.(Royal Academy of Dance London), participando de vários workshops com renomados professores e coreógrafos nas modalidades de Jazz, Contemporâneo e Dança de Salão. Também realizou cursos com os mais renomados professores e coreógrafos nos Estados Unidos e Rússia.

Iniciou seus estudos na área de Dança aos 11 anos e já aos 18 anos integrava lista de professores do Conservatório "Carlos Gomes", participando de grandes festivais em Barretos e região.

Aos 26 anos, passou a ser diretora geral e artística do Conservatório "Carlos Gomes", que mais tarde transformou-se em "GUTA BAMPA BALLET", contribuindo com a formação pessoal e artística de diversos jovens de Barretos e região.

Ao longo de sua trajetória como professora, conseguiu inserir diversos bailarinos no mundo da dança, dando destaque para 03 (três) na Escola do Bolshoi do Brasil em Joinville, (01) um no Rio de Janeiro, 01 (um) na Cia de Dança em São José do Rio Preto, 01 (um) Cia de Dança em Ribeirão Preto e 03 (três) em Companhias de São Paulo.

Entre os alunos no exterior, destaque para Raquel Badra Leal, que atualmente reside e trabalha em Los Angeles/EUA e Márcio Vinicius Paulino Silveira que desenvolve suas habilidades artísticas no Canadá.

Participou de diversas competições em Barretos, Bebedouro, Catanduva, S. J. do Rio Preto, Ribeirão Preto, nas capitais Goiânia e São Paulo, bem como, na referência brasileira no segmento, Joinville, onde coleciona várias premiações .

RITA MARIA RIBEIRO

Rita Maria Ribeiro tem 84 anos e nasceu em Barretos. Filha de Edmundo Ribeiro (In Memória) e Maria Aparecida (In Memória).

Cursou Ginasial no "Colégio Maria Auxiliadora'" e se aperfeiçou no Ginásio "Mário Vieira Marcondes.

Iniciou a carreira de Professora Primária na Fazenda Jataí, lecionou no Grupo Fausto Lex como estagiária e continuou carreira no Grupo Escolar Dr. Antônio Olympio. Transferiu-se para o Grupo Cel Almeida Pinto, onde ocupou o cargo de vice-Diretora e,posteriormente assumiu cargo de Diretora, que desempenhou até a sua aposentadoria.

Apos a aposentadoria, trabalhou na secretaria do Ginásio Vocacional de Barretos.

Posteriormente,assumiu a Coordenadoria da instituição CCI  (Centro de Convivência do ldoso), em período integral, hoje CDI  (Centro Dia do ldoso).

"Ritinha", como é conhecida, também pertenceu ao grupo teatral de Barretos, dirigido pelo professor Expedito Marques, onde participou de competição teatral no qual recebeu o titulo de melhor atriz coadjuvante na peça de Ariano Suassuna - ¨ O Auto da Compadecida¨

FOTOS  DAS HOMENAGEADAS NO FIM DA PÁGINA

VEJA O CONVITE

CARTAZ  DE DIVULGAÇÃO

SERVIÇO

Sessão Solene: Títulos de Cidadã Benemérita de Barretos à professora de dança e empresária, Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues "Guta Bampa"; e à diretora de escola aposentada, Rita Maria Ribeiro.

Dia: 24/novembro (sexta-feira)

Horário: 19:00

Local: Câmara Municipal de Barretos (Rua 16, 730 )

Onde assistir? TV Câmara Barretos (canal 31.3, Facebook Youtube e Instagram)