Idealizador da Rota das Capelas, Marcelo Tigrão; e voluntária do Instituto Cesalpina, Cleia Regina dos Santos, são homenageados pela Câmara
Homenagens foram propostas pelo ex-vereador Eduardo do Mercado e entregues oficialmente pela Mesa Diretora
O advogado e idealizador da Rota das Capelas, Marcelo Eduardo de Santis ''Tigrão''; e a voluntaria do Instituto Cesalpina, Cléia Regina dos Santos, foram homenageados pela Câmara de Barretos em Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (15 de agosto). Marcelo recebeu o Título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos, enquanto Cléia recebeu a honraria de Cidadã Honorária.
As homenagens foram propostas pelo ex-vereador, Eduardo do Mercado e foram entregues pela Mesa Diretora, por meio dos Projetos de Decreto Legislativo de nº 7/2023 (Marcelo Eduardo de Santis), e nº 4/2023 (Cléia Regina dos Santos), aprovados por todos os vereadores.
Fizeram parte da Mesa de Autoridades: o vice-Presidente da Câmara, Gabriel Uchida; o 2º Secretário da Câmara, Juninho Bandeira; o ex-vereador Eduardo do Mercado (representando os amigos dos homenageados); o presidente do Instituto Cesalpina, Carlos Antonio Ferreira "Tigela"; e a vice-Presidente da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil - 7ª Subseção, Priscila Sanches Salviano de Oliveira.
Durante a solenidade foram exibidas fotos mostrando os trabalhos realizados pelos homenageados.
Familiares e amigos dos homenageados também compareceram à Câmara para acompanhar de perto as homenagens. O filho de Marcelo Tigrão, Calil; e a esposa, Heminie, ocuparam a tribuna para homenagea-lo. Os cunhados de Cleia Regina, Ana Cláudia e Juliano também discursaram e presentearam a homenageada com uma orquídea.
Durante discurso, Marcelo de Santis mostrou o Guia Turístico Católico do Estado de São Paulo, onde consta o roteiro da Rota das Capelas. Ele também entregou à Câmara de Barretos o certificado "Amigo da Rota das Capelas", um quadro elaborado pelo grupo "Bonde do Tigrão" que será destinado às empresas e instituições que incentivarem o turismo religioso na cidade.
Cleia Regina, durante discurso, lembrou o trabalho que é desenvolvido pelo Instituto Cesalpina, que atende mensalmente mais de 250 familias, incluindo 50 ressocializandos e mais de uma centena de crianças.
No final da Sessão, os vereadores receberam a notícia da morte do menino Artur, de 06 anos, que comoveu a cidade no início da noite de quinta-feira (15/ago) e fizeram um minuto de silêncio.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube.
CONHEÇA OS HOMENAGEADOS:
Dr. MARCELO EDUARDO DE SANTIS - "MARCELO TIGRÃO"
Marcelo Eduardo De Santis, nasceu em Barretos/SP e tem 48 anos. É filho de Marcos Antônio De Santis e Ana Maria Maia De Santis, casado com Heminie de Pádua Said Calil De Santis, pai de Caio Negrão Rodrigues De Santis e Calil Eduardo Said Calil De Santis.
Marcelo é conhecido como “Tigrão”, apelido que recebeu dos amigos aos 14 anos, quando andava de skate pelas ruas da cidade e que, juntos, seguiam a filosofia de "levar cor por onde for".
Estou nas escolas Luiza Parassu Borges, Centro Educacional Sesi e ETEC Cel. Raphael Brandão.
Cursou Administração de Empresas pela antiga FEB - Fundação Educacional de Barretos(2002) e formou-se em Direito pela UNIFRAN- Universidade de Franca(2005).
Na área profissional, trabalhou como balconista, padeiro, confeiteiro, vendedor de peças e vendedor de roupas no Grupo Joia e Arlete Magazine. Atuou também no Procon de Barretos e, posteriormente, como advogado, fundou o escritório de advocacia, Said Calil & De Santis Advogados.
Marcelo é conhecido na cidade pelas causas sociais. Em 2001, surgia o primeiro Bonde do Tigrão, Micro-ônibus que transportava alunos para a Faculdade em Franca na qual teve a inspiração de ajudar o próximo e pela união dos alunos inúmeras ações sociais foram realizadas durante os 5 anos da Faculdade, o que se repetiu em 2009, quando incentivou a esposa, ao invés de presentear um ao outro nas datas comemorativas, doarem brinquedos, roupas e alimentos e logo a iniciativa alcançou os amigo, multiplicando-se as distribuições em assistência para famílias carentes. Em 2019/2020, durante a pandemia, graças à união de empresários, amigos e voluntários, incentivaram a prática do ciclismo local com a arrecadação de fraldas, medicamentos, móveis, roupas e materiais de construção para 52 famílias. No mesmo ano, o grupo "Bonde do Tigrão" realizou o evento BikeStop, que arrecadou mais de 600 litros de leite para o Instituto Maria Olívia, que hospeda crianças em tratamento no Hospital de Amor.
Marcelo também idealizou o passeio ciclístico de cunho religioso e social, "Pedalando com Maria", que entrou no calendário turístico da cidade ligando a Minibasílica à capela do distrito de Adolfo Pinto. Posteriormente, juntamente com seu grupo surge o projeto "Rota das Capelas" que recentemente entrou no Calendário Turístico Católico do Estado de São Paulo, trajeto que percorre 12 (doze) capelas rurais de Barretos, saindo da Minibasílica de Aparecida no bairro Marília, passando pela Pracinha Rota das Capelas (Tio Calil), marco inicial da Rota das Capelas, seguindo para as Comunidades/Distritos Rurais de Alberto Moreira (São Sebastião), Adolfo Pinto (Nossa Senhora de Aparecida e São José), Água Limpa (São Francisco), Brejinho (São Bom Jesus), Contendas (São Sebastião), Lagoinha (Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião), Povoado do Prata (São Vicente de Paula), Ibitu (São Sebastião), Cachoeirinha (São Sebastião), Três Barras (Santa Cruz), Armour (Santos Reis) finalizando na Minibasílica.
Católico, atuante e praticante, foi coroinha, leitor, Professor de Catequese é Ministro da Eucaristia há 14 anos na Catedral e busca sempre estar a serviço de Deus e de sua amada igreja. Desde o início do projeto Rota das Capelas, juntamente com o grupo, amigos, colaboradores, devotos, fiéis, empresários, patrocinadores, com a colaboração dos vereadores e da Municipalidade, vem promovendo reforma nas Capelas Rurais e recentemente criaram a Pracinha da Rota das Capelas, como atrativo turístico, esportivo, melhoria na qualidade de vida e autoestima das pessoas.
VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE (Em cumprimento à Legislação eleitoral (Lei Federal 9.504/1997), o vídeo ficará indisponível no site no período de 06 de julho a 06 de outubro de 2024). Caso necessite ter acesso ao vídeo, solicite pelo Whats App da Câmara clicando AQUI
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
.
CLEIA REGINA DOS SANTOS
Cléia Regina dos Santos nasceu em São Paulo/SP e tem 49 anos. É filha de Thomas dos Santos e de Mariza Aparecida dos Santos e mãe de Felipe França Ribeiro de Lima.
Mudou-se para Barretos em 1986, quando tinha 12 anos. Nesse período, ajudou a mãe a cuidar dos irmãos mais novos. Aos 14 anos retorna a São Paulo, onde concluiu os estudos e se profissionalizou como cabelereira, manicure e pedicure.
Em 1997, Cleia casa-se pela primeira vez e torna-se mãe do único filho: Felipe.
Em 2013, conhece Carlos Antônio Ferreira “Tigela”, que conduzia o Instituto Cesalpina: projeto social no bairro Jardim Soares que atende familias em situação de vulnerabilidade. Desde então, Cleia atua como voluntária na instituição, na área de captação de recursos.
Em 2021, Cleia venceu a Covid-19 após ficar 2 meses na UTI, sendo 21 dias intubada e outros 30 internada.
Atualmente, o Instituto Cesalpina atende mensalmente mais de 250 familias, incluindo 50 ressocializandos e mais de uma centena de crianças.