Barretos/SP, 27 de Setembro de 2024

Publicado em 19/04/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Instalação da Vara Federal em Barretos contou com apoio da Câmara Municipal

Um trabalho realizado com muita dedicação por diversas autoridades do judiciário, somado com esforços políticos, em busca da instalação da vara federal em Barretos, finalmente se tornou realidade com o anúncio oficial, que aconteceu na última sexta-feira (16), no Fórum. A vara foi aprovada pelo Conselho da Justiça Federal no dia 14 de abril. A Câmara Municipal sempre esteve empenhada na vinda deste benefício para a cidade, entretanto, alguns vereadores, entre eles, Paulo Correa, Dr. Reginaldo da Silva e Dr. Otávio Alves Garcia, buscaram apoio de diversas lideranças em Brasília, como a deputada federal Luciana Costa e o senador Romeu Tuma, além do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Cesar Asfor Rocha. “Através do relatório que recebemos na Câmara, foi possível colher subsídios para reivindicar este beneficio para a cidade. Temos que destacar também o empenho da deputada Luciana Costa e do senador Romeu Tuma para viabilizar a unidade. Foi muito importante à união de forças políticas para garantir este beneficio para Barretos. Com certeza, é uma grande conquista para o município. Afinal, temos quase 7 mil ações aqui que são de competência da justiça federal e que sobrecarregam o judiciário estadual.”, avaliou. O trabalho do Juiz da Segunda Vara Cível, Dr. Carlos Fakiani Macatti, também foi destacado pelas autoridades. O juiz coordenou a elaboração do relatório técnico sobre a necessidade da vara federal em Barretos. “Uma nova gama de ações podem ser propostas diretamente em Barretos”, ressaltou o juiz. A juíza Fernanda Vasquez, diretora do Fórum, agradeceu o apoio das autoridades para a conquista da Vara Federal que deverá ser instalada ainda neste ano, podendo utilizar o prédio do antigo fórum, localizado na Avenida 15, até que ocorra a construção de uma sede própria na Região dos Lagos. “A unidade de Barretos será a primeira a ser instalada no ano de 2010. Estamos muito felizes, afinal a vara trará benefícios a todos e propiciará um melhor atendimento jurisdicionado nas questões de competência federal”, disse. O prefeito Emanoel Carvalho destacou o empenho dos juízes de Barretos ao elaborarem o relatório técnico sobre a necessidade da vara. “Além do trabalho político, temos que destacar o trabalho muito bem feito dos juízes, porque é necessária a exposição de motivos para que isso aconteça. A nossa luta agora é correr atrás do fórum antigo o mais rápido possível para ser liberado para a instalação da vara federal”, salientou.