Barretos/SP, 02 de Outubro de 2024

Publicado em 02/09/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio/Foto Neto Ananias

Instituto do Legislativo dá início ao curso de Iniciação Política com mais de 100 inscritos

O vereador Reginaldo da Silva, que é o presidente do Instituto do Legislativo de Barretos, coordenou na noite de quarta-feira, dia 31 de agosto, das 19h às 22 horas, a aula inaugural do curso de Iniciação Política, desenvolvido dentro programa “Modernizando a Política”. No primeiro dos seis encontros, o vereador Reginaldo da Silva, fez uma abordagem sobre a importância da política para o desenvolvimento econômico e social, ocorrendo a discussão com os presentes e representantes de partidos de Barretos. O curso teve boa aceitação por parte da população, já que 103 pessoas vão acompanhar o curso neste mês de setembro, e já existe uma lista de espera com 30 nomes para participar da segunda etapa, no mês de outubro. Segundo o vereador que preside o Instituto do Legislativo de Barretos, o curso é apartidário, sendo voltado aos jovens e adultos, principalmente os futuros candidatos nas eleições municipais de 2012 para vereador e prefeito ou outros que interessados nos temas, entre eles, a história política nacional. “Nós fizemos um critério que para receber o certificado, o participante do curso terá que ter presença em pelo menos três dos cinco módulos”, afirmou Dr. Reginaldo. Hoje, dia 2, acontece a primeira aula, com a professora Aletéia, que abordara o tema de Vargas a Dilma, conforme a programação definida pelo ILB: Confira a programação: 02/09 - Sexta-feira De Vargas a Dilma: uma retrospectiva histórica República Federativa, Era JK, Renúncia de Jânio, Regime Militar, Diretas Já, Enfim a Democracia, Plano Real, FHC, Lula e Dilma. 08/09 -Quinta-feira Política e Organização Social Estado e Governo, Sistemas de Governo, O Estado Brasileiro, Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, O MP. 15/09 - Quinta-feira Política, Eleições e Partidos A Política na Vida. Votar: direito ou dever? Voto e cidadania. Que valor tem o seu voto? Partidos Políticos. Sistema Partidário. 22/09 - Quinta-feira Ética e política A morada humana. Ética e cidadania. O Brasil que queremos. Ética na ação política. Responsabilidade e Gestão. Transparência e acesso público. 29/09 - Quinta-feira Política e Futuro Um milênio de possibilidades. Uma revolução global. O desafio das novas gerações. A questão ecológica. Os movimentos internacionais. A era da informação. Reinventando a cidadania.