Barretos/SP, 29 de Setembro de 2024

Publicado em 31/08/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Juninho Leite apresenta Votos de Congratulações pela construção da Usina de Reciclagem

A Usina de Triagem de Material Reciclável de Barretos que foi recuperada finalmente está pronta para entrar em funcionamento. A apresentação oficial ocorreu no dia 25 de agosto, aniversário de 156 anos, de Barretos. Com o objetivo de enaltecer esta grande conquista para a cidade de Barretos, o vereador Juninho Leite, que é líder do prefeito na Câmara Municipal, apresentou um requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos ao prefeito municipal, pelo trabalho realizado na Usina de Reciclagem. Segundo Juninho Leite, a reciclagem é uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente, reciclando o papel, vidro, metal, plástico e entulho. “A Usina irá contribuir para a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários, como também diminuição da extração de recursos naturais, melhora da limpeza e uma maior conscientização dos cidadãos”, afirmou Leite. No ofício, o vereador sugere que seja enviado votos de Congratulações e Aplausos ao prefeito municipal, Dr. Emanoel Mariano Carvalho, pelo seu brilhante trabalho demonstrado com a construção desta Usina de Reciclagem, em nome do povo de Barretos. Usina A unidade é composta por uma esteira de triagem de 25 metros, com uma prensa horizontal para latinhas, uma prensa horizontal de 30 toneladas para outros materiais como papel, papelão, plástico e garrafas pet e duas prensas verticais de 17 toneladas, tem capacidade para reciclar 300 toneladas, sendo dimensionada com folga para a demanda do Município.Atualmente, Barretos gera 50 toneladas de recicláveis por mês, coletados de indústrias e empresas, número que vai subir gradativamente, conforme planejamento da coleta seletiva programada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. À partir de setembro, um sexto de todo montante das residências da Cidade será coletado, expandindo-se gradativamente, até que sejam percorridas, uma vez por semana, 34,5 mil casas, numa cobertura de 100%, no sistema porta a porta.