Barretos/SP, 30 de Setembro de 2024

Publicado em 14/01/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio

Juninho Leite pede apoio da secretaria do Meio Ambiente para capturar cobra Sucuri na Região dos Lagos

Os pescadores e adeptos das caminhadas que freqüentam o primeiro lago, da Região dos Lagos, têm visualizado desde 2008, a presença de uma cobra da espécie Sucuri, na represa artificial. O Corpo de Bombeiros de Barretos, também ao longo deste período foi acionado para fazer a captura, porém os militares tiveram dificuldades conseguir dominar o réptil, já que se encontra em seu habitat natural. O presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Juninho Leite, antes mesmo de ser eleito vereador, ainda atuando na Secretaria de Obras, já tinha conhecimento desta situação e vinha apoiando o trabalho dos Bombeiros para capturar esta cobra, que quando foi vista pela primeira vez media em torno de 2 metros. Em outros períodos, a cobra já havia sido observada novamente e na última semana voltou a ser vista no primeiro lago e agora segundo as equipes que estiveram lá, medindo em torno de 5 metros de cumprimento. “A nossa preocupação é capturar viva esta cobra Sucuri para ser levada de fato ao seu habitat natural. Por outro lado, sempre existe a preocupação de algum acidente as margens da represa”, afirmou Leite. Pensando em solucionar de vez o problema, o vereador que tem forte raiz na área rural e conhecedor deste tipo situação, está sugerindo ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mauri Trevisan, que sejam implantadas iscas na Região dos Lagos, como forma de atrair a cobra para que possa ser capturada, e desta forma resolvendo de vez o problema. “As equipes da Secretaria do Meio Ambiente tem conhecimento para realizar esse trabalho com segurança, visando também manter a vida desta cobra, que tem também a sua atuação na cadeia alimentar”, afirmou Leite.