Barretos/SP, 01 de Outubro de 2024

Publicado em 22/06/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio

Kiko está preocupado com aumento do número de pombos em Barretos

O vereador Kiko Miziara (PV), manifestou preocupação com o aumento da população de pombos na cidade de Barretos, com a elaboração do requerimento 832/2011. Segundo o parlamentar, como são aves mansas que vivem em bandos, e facilmente se adaptam aos perímetros urbanos, principalmente por encontrarem alimentos. Contudo, apesar de toda beleza que simbolizam, são transmissoras de infecções e doenças para o ser humano, como a psitacose (doença que provoca gripe e até pneumonia), gastroenterites e problemas dermatológicos, que contribuem para o aparecimento de piolhos. “É preciso combater energicamente a proliferação dessas aves nos parques, jardins, edifícios públicos, igrejas, hospitais e, principalmente na área central da cidade, onde as pessoas transitam constantemente e ficam expostas a infecções por vias respiratórias que são trazidas pelo vento”, afirmou Kiko Miziara. Diante destes riscos, o vereador defende que medidas eficazes sejam adotadas, visando retirar os pombos da área central, principalmente no calçadão da avenida 19, Praça Francisco Barreto e Santa Casa de Misericórdia, onde existe uma grande concentração dessas aves, sem que haja maus tratos com as aves. Por outro lado, Kiko Miziara, sugere uma campanha educativa para os proprietários de estabelecimentos comerciais e todos os munícipes para que não alimentem as aves e nem deixem restos de alimentos para alimentar estes pombos.