Barretos/SP, 27 de Setembro de 2024

Publicado em 31/03/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Kiko Miziara cobra informações sobre emissão de receitas e venda de medicamentos para emagrecimento

O vereador Kiko Miziara apresentou um requerimento pedindo informações da Vigilância Sanitária de Barretos sobre a fiscalização nos estabelecimentos de saúde, referente a emissão de receitas e vendas de medicamentos anorexígenos, ou seja, para emagrecimento. De acordo com o vereador, que também é médico, a rotina do homem moderno tem sido marcada pela correria, devido ao trabalho, estudos e em muitas vezes não é possível ter uma alimentação saudável e balanceada, recorrendo aos “fast food” e sem ter uma opção de fazer a prática de exercícios físicos. “O sedentarismo e a obesidade tem se tornado um dos males deste século. Em vez dos exercícios fisicos, a população procura o caminho mais fácil para eliminação das calorias em excesso, fazendo uso dos medicamentos anorexígenos”, alertou o vereador Kiko Miziara. De acordo com o parlamentar, o uso dos anorexígenos ou moderadores de apetite que são medicamentos à base de anfetamina, induzem a falta de apetite e estão sendo bastante utilizados por pessoas que desejam emagrecer. “Esses remédios podem causar efeitos colaterais, entre eles, humor instável, dor de cabeça, depressão nervosa, irritabilidade e outras doenças, variando de acordo com cada organismo”, lembrou o vereador e médico Kiko Miziara. Um dos efeitos é que o organismo acostuma com o remédio e começa a não responder aos impulsos, com a fome se tornando maior e o organismo passando a reter mais calorias, provocando o chamado efeito sanfona, com os pacientes adquirindo mais peso do que antes da perda de peso. Esse tipo de medicamento são classificados como psicotrópicos, uma vez que agem no Sistema Nervoso Central causando dependência. E por isso são vendidos sob controle especial, conforme a resolução RDC nº 58 de 5 de setembro de 2007, que dispõe sobre o aperfeiçoamento do controle e fiscalização de substâncias psicotrópicas anorexígenas. Com objetivo de buscar uma maior fiscalização, o vereador apresentou o requerimento pedindo através de ofício enviado ao prefeito municipal e a Vigilância Sanitária do Município, com o objetivo de informar a Câmara Municipal se está sendo efetuada a rígida fiscalização como determina a legislação nos estabelecimentos de saúde para coibir o abuso na emissão de receitas e venda de medicamentos anorexígenos. O mesmo ofício, também a pedido do vereador será encaminhado a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre esta fiscalização.