Barretos/SP, 28 de Setembro de 2024

Publicado em 23/06/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Kiko pede informações sobre liberação de receitas no ambulatório fora do cronograma de 30 dias

O vereador Kiko Miziara mostrou preocupação com a demora para a liberação de receitas no Ambulatório de Saúde Mental, através do requerimento 607/2010, aprovado na sessão ordinária de segunda-feira. O autor da propositura esclareceu que o Ambulatório de Saúde Mental é diariamente freqüentado por muitas pessoas de baixo poder aquisitivo que buscam atendimento médico especializado e receitas médicas. Contudo, Kiko Miziara, disse que após a implantação de novas regras, as receitas só podem ser oferecidas aos pacientes com um total de medicamentos para 30 dias, e após este prazo, o paciente necessita voltar e solicitar nova receita. Porém, de acordo com denúncia levada ao conhecimento do médico, após 10 dias da solicitação, só pode existir quando transcorrido o prazo de 30 dias da receita anterior. “Esse lapso de tempo faz com os pacientes permaneçam sem medicamentos, o que gera grandes e graves problemas aos mesmos, sendo que a maioria utiliza anticonvulsivos ou antidepressivos. A descontinuidade ou abstinência de medicamento aumenta a possibilidade de ocorrer crises terríveis e surtos psicóticos nestes pacientes, além de poder intensificar a doença e torná-la de difícil controle novamente”, explicou o vereador e médico Kiko Miziara. O vereador sugeriu ainda no requerimento que a Administração Municipal proceda a checagem dentro de bancos de dados, com o objetivo de proceder à elaboração da papelada visando liberar os medicamentos antes de terminar o anterior. “Desta forma o ambulatório estará trabalhando para o bem estar de uma comunidade que sofre barbaramente com doenças de difícil controle”, afirmou Miziara. No pedido encaminhado ao prefeito, Kiko Miziara pergunta quais os motivos das receitas não estarem sendo fornecidas mensalmente aos pacientes do Ambulatório de Saúde Mental dentro do cronograma e questiona ainda se o prefeito e o secretário tem noção do prejuízo causado ao tratamento.