LIBRAS: Câmara de Barretos é a primeira do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil a implantar sistema inovador de atendimento aos surdos
Novas ferramentas visam ampliar acessibilidade na Câmara e atender pedido antigo da população surda
A Câmara Municipal da Estância Turística de Barretos é o segundo órgão Legislativo do Brasil e o primeiro no Estado de São Paulo a implantar um sistema inovador de acessibilidade para atendimento à população surda.
O aplicativo Signum Web, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, é um sistema online que disponibiliza intérpretes de libras em tempo real, por meio de chamada de vídeo pelo celular. São mais de 200 profissionais cadastrados na plataforma, prontos para atender a chamada quando necessário.
Na prática, quando um cidadão surdo chegar à Câmara para pedir uma informação, fazer uma reclamação ou querer conversar com os vereadores,basta apontar a câmera do celular para um QR code que estará disponível no SIC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), na Ouvidoria ou na Chefia de Gabinete dos Vereadores, não sendo necessária a instalação. Os servidores desses setores irão realizar a conexão com a plataforma e participar da comunicação entre surdos e intérpretes.
De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, essa ferramenta visa tornar a Câmara mais inclusiva e acessível a quem necessita desses serviços.
Além de Barretos, a Câmara de Lages/SC também já oferece o serviço à comunidade surda.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O SERVIÇO
TRADUÇÃO EM LIBRAS DURANTE AS SESSÕES DA CÂMARA
Além do atendimento à população, todas as Sessões Ordinárias da Câmara também contarão com a tradução simultânea em Libras. O serviço será realizado por pelo menos 2 (dois) intérpretes em regime de revezamento, a cada 20 (vinte) minutos, em sistema totalmente online.
A tradução simultânea das transmissões da TV Câmara em Libras é um pedido antigo de vários vereadores, de intérpretes, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e, principalmente, da população surda.
A implantação do serviço só foi possível graças à compra de um switcher de produção ao vivo profissional integrado a um painel de controle broadcast (em 2021), a compra e a instalação de uma placa de captura HDMI para comunicação direta e remota com o intéprete (em 2024) e, por fim, a contratação de empresa especializada na tradução simultânea em Libras (em 2024).
De acordo com o Censo Demográfico do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010, Barretos tem 5.479 pessoas com "algum tipo de dificuldade auditiva, podendo ter pequena dificuldade para ouvir, grande dificuldade e até quem não consiga ouvir nada", que juntos representam 4,9 % da população. Estima-se que entre 80 e 300 pessoas surdas de Barretos poderão se beneficiar do serviços.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O SERVIÇO