Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 16/11/2022 às 22:00 - Atualizado em 18/11/2022 às 15:08 Andre Souza

Meninas do projeto social Garotas Brilhantes são homenageadas na Câmara

Projeto tem como objetivo acolher e fortalecer vínculos de meninas que estudam em escolas públicas para prevenir situações de vulnerabilidade

Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (16/nov), a Câmara entregou os diplomas às meninas do projeto "Garotas Brilhantes", voltado a jovens que se destacaram ao longo do ano em projeto social de Barretos ligado à ADRA -  Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais

Em 2022, as três jovens escolhidas para receber o diploma foram: Laizla da Cruz Santos (12 anos), Maria Aparecida Venâncio Batista (13 anos) e Mirella Ponciano Borges (12 anos), estudantes da Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo, no bairro Zequinha Amêndola (Barretos II).

A homenageada Laizla tem deficiência auditiva e recebeu a ajuda de duas intérpretes de Libras (Lingua Brasileira de Sinais) durante toda a Sessão Solene. A transmissão da TV Câmara Barretos também teve tradução simultânia em Libras com a ajuda das intérpretes da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Helena Pires Fernandes e Cristiane Vidica.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Comissão de Cultura e Assistência Social da Câmara, vereador Gabriel Uchida (UNIÃO) e contou ainda com a participação da Secretária Municipal de Assistencia Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura, Vitória de Lurdes Toledo Saretta de Oliveira (representando a Prefeita Paula Lemos); do Supervisor Geral do Ensino Fundamental, Danilo Pelegrini Felipe (representando a Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos); do Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia,  Gerson Gomes de Arruda ; da Coordenadora do CAAF -Centro Adventista de Apoio à Família de Barretos, Adriana Gonçalves Ferreira;  da Assistente Social do Projeto Garotas Brilhantes, Silvana Cristina Pereira; do Diretor da Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo (local onde funciona o projeto Garotas Brilhantes); Paulo Cesar do Nascimento.

Também estiveram presentes a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristiani Aparecida Ribeiro dos Santos; a Coordenadora do CRAM - Centro de Referência e Atendimento à Mulher, Fernanda Andrade Costa Nogueira; a Coordenadora Pedagógica, Minisa Nogueira Napolitano; a Assistente Administrativa da ADRA (Agência Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), Ana Paula Silva Moura; e o Presidente do Conselho da Juventude e Coordenador da Casa da Juventude, Victor Mateus Ferreira Santiago.

Familiares e amigos das homenageadas também compareceram à Câmara para prestigiar a homenagem.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA HOMENAGEM

VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA

SOBRE O DIPLOMA "GAROTA BRILHANTE"

Diploma "Garota Brilhante" foi instituído pela Lei Municipal nº 5.694/2019, de autoria da ex-vereadora e atual Prefeita, Paula Lemos e tem como objetivo homenagear anualmente 03 (três)  meninas que se destacaram no decorrer do ano nas atividades desenvolvidas pelo projeto "Garotas Brilhantes", de Barretos.

O projeto "Garotas Brilhantes" é ligado à ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), reconhecida mundialmente pelo trabalho humanitário com propósito de arrecadar mantimentos, roupas e remédios para vítimas de guerras, desastres naturais ou situação de abandono social, além de acolher e fortalecer vínculos de meninas que estudam em escolas públicas para prevenir situações de vulnerabilidade.

Os nomes das indicadas são escolhidos pela Coordenadora do projeto e enviados à Câmara juntamente com a documentação exigida pela lei. A Mesa Diretora elabora Projeto de Decreto Legislativo, que passa pelas Comissões e posteriormente é levado ao Plenário para ser discutido e votado por todos os vereadores.

Este ano, as homenagens constam no  Projeto de Decreto Legislativo nº 33/2022

HISTÓRICO DE HOMENAGEADAS (2019 a 2022)

2019 - Lorena Cândido Dezidério de Andrade (17 anos) , Laís Paulo dos Santos (17 anos) , Maria Eduarda Pereira da Cunha (15 anos) , estudante da E.E. Prof.ª Paulina Nunes de Moraes

2020 - Os diplomas foram entregues sem a realização de Sessão Solene devido à pandemia de Covid. Homenageadas: - Jéssica Prudenciano dos Santos (17 anos), Lorrane Cândido Dezidério de Andrade (15 anos) e Ana Sara Dias da Silva (17 anos) , estudantes da E.E. Prof.ª Paulina Nunes de Moraes.

2021 - Glaia Braga Borges (11 anos) , Lorena da Silva Pinheiro (12 anos) e Yasmin Alves Bessa Rodrigues (13 anos), estudantes da E.E. Prof.ª Paulina Nunes de Moraes.

2022 -  Laizla da Cruz Santos (12 anos), Maria Aparecida Venâncio Batista (13 anos) e Mirella Ponciano Borges (12 anos), estudantes da Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo.