Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 07/10/2022 às 09:00 - Atualizado em 07/10/2022 às 09:09 Andre Souza

PARTICIPE: Câmara agenda Audiência Pública para debater Orçamento de Barretos para 2023

Orçamento (ou LOA - Lei Orçamentária Anual) é uma previsão de arrecadações (receitas) e definição de gastos (despesas) do Município para o ano que vem; População poderá participar de forma presencial ou pelos canais oficiais da Câmara

A Câmara agendou para o dia 13 de outubro (quinta-feira), às 18h (NOVO HORÁRIO), a Audiência Pública para discutir o Orçamento do Município para 2023

O Orçamento é uma previsão do total de arrecadações (receitas) e fixação de gastos (despesas) que o Município terá em cada área (Prefeitura, SAAEB, IPMB, Câmara, Fundos Municipais e outros) no ano que vem.

Serão apresentados aos vereadores e à população o Projeto de Lei nº 231/2022, que dispõe sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual) 2023, além do Projeto de Lei nº 229/2022, que faz adequações no PPA (Plano Plurianual) 2022-2025 e o Projeto de Lei nº 230/2022, que faz adequações na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2022

ONDE ASSISTIR ?

A  TV Câmara vai transmitir a Audiência Pública pelo canal 31.3, Facebook Youtube, com resumo no Instagram

COMO PARTICIPAR ?

Representantes de classes, profissionais de imprensa, associações de bairros, líderes comunitários e cidadãos interessados em participar das discussões poderão comparecer presencialmente na Câmara ou enviar perguntas pelos canais oficiais durante a transmissão da Audiência:

E-mail (audiencia@camarabarretos.sp.gov.br)

Telefone (3321-8888)

Facebook  (tvcamarabarretos)

Youtube (tvcamarabarretos).

Só serão consideradas e lidas as perguntas relacionadas ao tema da Audiência Pública.

SAIBA O QUE SIGNIFICA LOA, PPA E LDO

PPA (Plano Plurianual), como o próprio nome diz, é um planejamento, uma lei que define as metas e objetivos a serem realizados pelo Poder Executivo (Prefeitura) a médio prazo, ou seja, dentro de um período de quatro anos. O PPA em vigor teve início em 2018 e termina em 2021.

LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é uma lei que indica e orienta quais são as prioridades da Prefeitura para o ano seguinte, já que nem todas as metas previstas no PPA podem ser atingidas num curto período de tempo. É uma lei que fixa e determina quais deverão ser as ações mais importantes a serem observadas pelo Poder Executivo na elaboração da chamada LOA (Lei Orçamentária Anual).

Já a LOA (Lei Orçamentária Anual) define o que realmente será executado pelo município no período de 1(um) ano, ou seja, ela define 'onde?', 'como?', 'de que forma?' o total de arrecadações (orçamento) será gasto ou investido em cada área  (Secretarias Municipais, Câmara, SAAE e Instituto de Previdência) a partir das prioridades fixadas pela LDO.

ENTENDA

A convocação da Audiência Pública para discussão do PPA , LDO e LOA é uma exigência prevista pela Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

No Capítulo IX dessa lei, que trata da DA TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO - Seção I - Da Transparência da Gestão Fiscal, diz o seguinte:

"Art. 48   -    São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

Parágrafo único - A transparência será assegurada também mediante:

I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;

Este ano, a LOA, adequações na LDO e  adequações no PPA estão sendo discutidos por meio dos Projetos de Lei de nºs  231/2022,  229/2022 e  nº 230/2022.

Os vereadores não podem entrar em recesso parlamentar sem que esses projetos sejam aprovados.

SERVIÇO:

Audiência Pública Virtual:  LOA - Lei Orçamentária Anual 2023

Local: Câmara Municipal da Estância Turística de Barretos (Rua 16, 730 - Centro)

Dia: 13/out (quinta-feira)

Hora: 18h