Barretos/SP, 07 de Outubro de 2024

Publicado em 30/03/2016 às 23:05 - Atualizado em 30/03/2016 às 23:32 Andre Souza e Rafael Lucas

Parto humanizado e violência obstétrica foram temas de Audiência Pública na Câmara

Audiência proposta pela vereadora Dr.ª Gláucia (PMDB) teve como objetivo discutir medidas para garantir mais apoio, orientação e respeito às gestantes no momento do parto.

O 'parto humanizado' e a 'violência obstétrica' no Município de Barretos foram temas de Audiência Pública realizada na Câmara, na noite desta quarta-feira (30).

ASSISTA AQUI AO VÍDEO COMPLETO DA AUDIÊNCIA

O debate, proposto pela vereadora Dr.ª Gláucia Régia Moláz Martins Simões (PMDB) por meio do Requerimento nº 1663/2015,  teve como objetivo ampliar a discussão sobre os dois assuntos com a sociedade, além de propor medidas para garantir a humanização no atendimento às gestantes no momento do parto.

Durante a discussão, a Presidente da Associação Artemis de São Paulo, Raquel Marques, explicou sobre o direito da mulher de escolher o tipo de parto que se pretende fazer e defendeu a implantação de medidas simples para garantir um atendimento humanizado às gestantes, como  o acompanhamento da família e o respeito da equipe médica na hora do parto.

Também participaram do debate o Interventor da Santa Casa, Eduardo Vieira Petrov; o Secretário Municipal de Saúde, Alexander Stafy Franco; a Enfermeira Coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Ana Helena Jacinto Silva; a Presidente do CONDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Regina Célia Ribeiro do Nascimento; e a Obstetriz (parteira) Arielli Matos.

Após o discurso dos convidados, o público presente também participou da discussão com opiniões, relatos pessoais, ideias, perguntas, reclamações e elogios.

A vereadora Dr.ª Gláucia Simões (PMDB) conduziu a audiência, que também contou com a presença do Presidente da Comissão de Saúde na Casa, vereador Claudionor Ricci (PPS) e a vereadora Paula Oliveira Lemos (PSB).

A TV Câmara Barretos – canal digital 64.1 -  e o site transmitiram a reunião em tempo real.

VEJA A LISTA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS JÁ REALIZADAS NA CÂMARA