Barretos/SP, 29 de Setembro de 2024

Publicado em 10/11/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Paulo Correa defende implantação do Aeroporto Internacional de Cargas em Barretos

O presidente da Câmara, vereador Paulo Correa (PR), acredita que Barretos tem plenas condições de abrigar o Aeroporto Internacional de Cargas. Para tanto, o vereador apresentou requerimento questionando se a Administração Municipal através dos órgãos competentes já pleiteou novamente o projeto visando à instalação do aeroporto, junto ao DAESP - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo. Paulo Correa ressalta que Barretos por diversas vezes já pleiteou a transformação do Aeroporto Estadual "Chafei Amsei", em Terminal Internacional de Cargas, tendo tal movimento integrado todos os segmentos e forças da comunidade. O vereador ainda destaca que, conforme notícias veiculadas na imprensa, o Ministério Público Estadual descartou qualquer possibilidade de ampliação da pista do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, para aumentar a capacidade de pousos e decolagens de aviões cargueiros. “Desde dezembro de 2002, o Leite Lopes já é internacional para transporte de cargas, sendo que aeronaves de grande porte não podem operar no aeroporto devido ao tamanho da pista (2,1 quilômetros)”. Segundo ele, o Ministério Público de Ribeirão Preto afirma que existe desde 2008 um acordo judicial que não pode ser revisto e somente a construção de um novo aeroporto resolveria a celeuma. “Diante dos fatos, abre-se mais uma oportunidade para Barretos requerer junto ao DAESP a implantação do projeto em questão, pois além de ser rota aérea, a cidade tem posição regional estratégica e privilegiada, contando já com uma pré-estrutura (1,8 quilômetros), representada por uma pista de pouso e decolagem com capacidade para receber aeronaves de grande porte, o que lhe dá a referência de aeroporto de apoio, inclusive de linhas internacionais. Além disso, a área do entorno do aeroporto é compreendida por extensão agrícola”, defendeu Correa.