Barretos/SP, 29 de Setembro de 2024

Publicado em 17/11/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Paulo Correa defende política para atendimento aos afrodescendentes em Barretos

O presidente da Câmara de Barretos, vereador Paulo Correa (PR), acredita que é de suma importância à valorização da influência africana na sociedade e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para afrodescendentes. Para tanto, o vereador apresentou requerimento questionando ao Prefeito de Barretos se existem estudos de implantação de política para atendimento aos afrodescendentes, a exemplo da existente no Governo Federal. Paulo Correa ressalta que uma das atribuições da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão do Poder Executivo do Brasil, é promover a igualdade e a proteção de grupos raciais e étnicos afetados por discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra. Diante disso, o vereador reivindica que a Prefeitura de Barretos institua um departamento que desenvolva políticas públicas voltadas à questão étnico-racial. “O objetivo de dar execução a tal medida é a conjugação de esforços e apoio mútuo para implementar ações que garantam os princípios fundamentais e as legislações, com vistas a criação de mecanismos institucionais de eliminação do preconceito, da discriminação étnico-racial, do racismo institucionalizado e da intolerância religiosa”, comenta. Barretos terá feriado no dia 20 de novembro Paulo Correa é autor do projeto que instituiu o dia 20 de novembro como feriado municipal em comemoração ao Dia da Consciência Negra em Barretos. Segundo ele, a data marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra a escravidão. “A partir do momento em que se tem um dia específico, as pessoas passam a refletir o porquê da data. Não é simplesmente um feriado, é preciso refletir sobre toda a questão racial”, disse.