Barretos/SP, 25 de Setembro de 2024

Publicado em 05/11/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Paulo Correa recebe coordenadores da Semana da Consciência Negra

Os coordenadores que buscam apoio para a realização da Semana da Consciência Negra estiveram nesta quarta-feira (04), com o presidente da Câmara e autor do projeto que instituiu o feriado do Dia da Consciência Negra em Barretos, vereador Paulo Correa (PR). Estavam presentes André Cruz, Cleber Crispim, Claudio dos Santos e Francisco Miranda, o “Tico” da Aruanda Brasil. O evento contará com atividades como exposição de artes, palestras, homenagens a personalidades que cooperam com o desenvolvimento da comunidade negra no município, concurso de beleza Afro 2009, além de atividades esportivas e missa para encerrar a conquista do dia 20 de novembro, Dia da Consciência, como na maioria das cidades brasileiras. Cleber Crispim, integrante do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, disse que a dia 20 de novembro procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro de forma geral. "Que esta semana seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades”. Para o vereador Paulo Correa, o Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. “A proposta tem o objetivo de promover a divulgação da cultura e da história do negro, através de ações coordenadas e permanentes que também terão por objetivo combater a discriminação racial". “A nossa ideia é efetivar a inclusão social da comunidade negra. Esperamos um grande público em todos os eventos”, enfatizou o coordenador do Aruanda Brasil. Segundo André Cruz, a instituição do feriado é uma forma de reviver e divulgar a história de luta de Zumbi dos Palmares, que compõe a própria história do Brasil. “Estamos organizando um evento para levar entretenimento e reflexão na Semana da Consciência Negra”, finalizou.