Barretos/SP, 30 de Setembro de 2024

Publicado em 22/02/2011 às 00:00 Clarissa Johara

Paulo Correa reivindica melhorias no transporte coletivo suburbano

Através de requerimento apresentado na última sessão ordinária, o vereador Paulo Correa (PR) reivindicou ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, bem como a todas lideranças partidárias da Assembléia Legislativa, a adoção de medidas prioritárias, visando mudanças relativas ao transporte coletivo suburbano. Segundo o vereador, a ARTESB (Agencia Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) é responsável pela fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias de rodovias e pelas empresas de transporte intermunicipal de passageiros, que, em regime regular, está regulamentado pelo Decreto 29.913/89. O serviço suburbano, ressalvou Correa, é regido pela portaria de numero 16 de 2005, que permite o transporte de 5 passageiros em pé por metro quadrado. “Diante do exposto, também estou encaminhado ofício ao Diretor Geral da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP, Carlos Eduardo Sampaio Dória, manifestando repúdio à portaria 16 de 2005 e, sobretudo, solicitando estudos relacionados à melhora nas condições de acomodação dos passageiros nos ônibus das linhas suburbanas, pois a população sente-se revoltada e exige prontas providências para solucionar o problema em questão”. Paulo Correa destacou que inúmeras pessoas estão reclamando com relação ao desconforto do transporte de pessoas através de ônibus circulares. “Em todos os horários verifica-se a superlotação nos veículos, colocando em risco a vida de passageiros, uma vez que além de lotados e com altas temperaturas, as viagens atingem aproximadamente duas horas, com pessoas viajando em pé, numa estrada totalmente sem conservação principalmente no trecho compreendido entre Barretos e São José do Rio Preto”.