Barretos/SP, 28 de Setembro de 2024

Publicado em 01/07/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Paulo Correa repudia ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente em não punir os autores das queimadas

O vereador e presidente da Câmara de Barretos, Paulo Correa (PR), apresentou votos de repúdio ao ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Sr. Francisco Graziano Neto, que tem o objetivo de estudar a possibilidade de deixar de punir os responsáveis pelas queimadas da palha da cana-de-açúcar, ato planejado por usineiros. O vereador ressalta que a medida atende a uma contestação dos próprios produtores, que reclamam constantemente das multas recebidas, bem como de não poderem aproveitar a cana queimada, pois as mesmas são tidas, supostamente, como incêndio criminoso. Segundo Correa, os produtores alegam que nem sempre são eles que provocam os incêndios e ainda afirmam que pessoas que passam a beira da rodovia jogam a ponta de um cigarro aceso, provocando o fogo no canavial. “Porém, essa explicação é duvidosa, pois vários incêndios ditos criminosos, não fazem divisas com rodovias, demonstrando claramente que o incêndio é provocado a mando do dono da plantação”, defende Paulo. O vereador enfatiza que a prática das queimadas é muito utilizada até os dias de hoje, acarretando aos sistemas ecológicos e diversos tipos de agricultura resultados negativos, prejudicando sobremaneira a saúde da população, bem como a degradação do solo queimado. Paulo Correa solicitou que o ofício fosse enviado a todas as Câmaras da 13ª Região Administrativa, solicitando o imprescindível apoio, visando à conscientização de tal ato descabido e irracional.