Barretos/SP, 24 de Setembro de 2024

Publicado em 09/10/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Paulo Correa sugere projeto para ampliação de captação de água

O Vereador Paulo Correa (PR) está bastante preocupado com os problemas que estão ocasionando a falta de água no Município de Barretos. Segundo ele, os dois poços profundos que abastecem a cidade apresentam constantemente problemas em suas bombas, deixando metade da população de Barretos com falta de água. Por outro lado, ressalta Correa, a outorga para captação do Ribeirão Pitangueiras é de 800 m³/h e se aumentada, poderia facilmente suprir as necessidades de todo o município, utilizando-se, então as águas dos poços profundos somente em casos de emergência. “Além disso, a Fazenda Flórida tem outorga para captar 526m³/h e a Fazenda que era de propriedade do finado Osvaldo Monsef tem concessão para captar 200m³/h, ambas usavam as águas do Córrego Ribeirão Pitangueiras para irrigação de suas plantações de laranja”, comentou. De acordo com o vereador, ambas as fazendas já não se utilizam dessas águas para irrigação, portanto, a outorga desses 726m³/h de água poderia ser repassada ao SAAE. “Diante disso, restaria à Autarquia a execução de um projeto de ampliação do sistema de captação e armazenamento, fator preponderante para solucionar de uma vez por todas os problemas de falta de água em nossa cidade”, finalizou o presidente. Paulo Correa também sugeriu o envio de uma cópia do requerimento ao DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, solicitando esclarecer se existe a possibilidade da concessão de tais outorgas para o SAAE.