Barretos/SP, 10 de Outubro de 2024

Publicado em 31/08/2023 às 23:20 - Atualizado em 31/08/2023 às 23:21 Andre Souza

Pecuarista José Uilson Freire recebe Título de Cidadão Emérito de Barretos

Homenageado é idealizador do Rodeio pela Vida; Título foi proposto pelo vereador Paulo Correa (PL)

O pecuarista e incentivador do Rodeio, José Uilson Freire, recebeu o Título de Cidadão Emérito da Estância Turística de Barretos durante Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (31/ago), na Câmara.

A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Correa (PL), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 26/2023, aprovado por todos os vereadores.

Os títulos de Cidadão Emérito são concedidos ao barretense nato, ou aos que aqui ficarem radicados por longos anos, a ponto de se considerarem barretenses, e que, por suas atividades intelectuais ou esportivas ou sociais, venham a projetar-se no cenário nacional ou internacional, constituindo-se, assim, num legítimo orgulho da cidade onde nasceram ou se radicaram.

A solenidade foi marcada por momentos de valorização à Cultura Sertaneja.  Pela primeira vez na história do Legislativo foi realizada uma "Queima do Alho" na parte externa do prédio da Câmara. Adelino Prata, o "Sarará" ( 12 vezes campeão  da Queima do Alho e 10 vezes campeão do Concurso do Berrante na Festa do Peão de Barretos) preparou e serviu arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco a todos que compareceram à Câmara para prestigiar a homenagem.

O Hino Nacional Brasileiro foi tocado nas cordas da viola, por Ricardo Megda. E o berranteiro Rildo Pascon fez apresentações dos cinco toques do berrante: Saída da Boiada, Estradão, Rebatedor, Hora do Almoço e Livre.

No início da Sessão foi apresentando um vídeo-biografia mostrando a trajetória pessoal e profissional de José Uilson Freire.  Familiares e amigos que não puderam estar presentes gravaram depoimentos em vídeo, que foram exibidos a todos no telão.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Paulo Correa (PL) e contou com a presença dos vereadores Fabrício Lemos (UNIÃO), Juninho Bandeira (PL), Prof. Adilson (PL), Angelo Tegami (PV) e Nestor Leonel (UNIÃO). Fizeram parte da Mesa de Autoridades: o Secretário Municipal de Cultura , Rogério da Silva Teodósio (representando a Prefeita Paula Lemos); o Diretor da Fundação Pio XII, Henrique Duarte Prata; o Diretor de Turismo da Associação "Os Independentes", Marcelo Flosi; o Diretor da TV Rodeio, Ney Macedo; e o amigo Danilo Aparecido Borella (representando os demais amigos presentes).

Também acompanharam de perto a solenidade:  os empresários Renato Peguim; Juarez Pereira Alvim; Júnior Andrade; Wilson Rodrigues da Silva; Maurício Marques Pereira; o Secretário Municipal de Ordem Pública, Luiz Antônio de Matos; o representante do Grupo Monteiro de Barros, Odair Silva; além de  familiares, amigos e admiradores, que lotaram o plenário da Câmara.

TV Câmara transmitiu a solenidade ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

FOTOS NO FIM DA PÁGINA

O HOMENAGEADO

José Uilson Freire tem 63 anos e nasceu em Jaborandi/SP. É filho de Francisco Freire e Maria Aparecida Freire. Pai de Thiago Henrique Freire, Natália Martins Freire, Maria Luiza Freire, Maria do Carmo Freire e José Uilson Freire Filho.

Pecuarista, José Uilson é um dos maiores incentivadores do rodeio no Brasil. Tornou-se um dos mais atuantes profissionais do meio, implementando inovações e  trabalhando para a valorização e reconhecimento dos profissionais e animais do rodeio brasileiro, como o apoio à criação da PRT – Profissionais de Rodeios em Touros e a implantação da pontuação do rodeio nacional válida para a final mundial da modalidade, em  Las Vegas/EUA.

José Uilson idealizou a "Festa dos Campeões de Barretos" que  por vários anos homenageou os vencedores da maior Festa do Peão do Brasil, e criou o "Crystal Top Team", torneio nacional que oferecia mais de R$ 1 milhão em prêmios, revelando talentos que hoje são destaques no rodeio mundial.

Mais recentemente, em parceria com Henrique Prata e equipe, vem trabalhando na organização do Rodeio Pela Vida, evento solidário que tem 100% de arrecadação em prol do Hospital de Amor.