Barretos/SP, 30 de Setembro de 2024

Publicado em 13/04/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio

Prefeito e presidente da Câmara de Barretos recepcionam presidente da Petrobrás e diretores da Guarani S.A

Em visita a região de Barretos, nesta quarta-feira, dia 13, o presidente da Petrobrás Biocombustíveis, Miguel Rosseto, esteve em duas usinas pertencentes a Guarani S.A. Em Pitangueiras, esteve na Unidade Andrade, onde abriu safra 2011/2012 da empresa e posteriormente passou pela Unidade São José, em Colina, acompanhado do presidente da Guarani S.A, Jacyr Costa, e uma comitiva formada por várias lideranças da região, entre elas, secretários da Administração Municipal de Barretos. Na visita, Miguel Rosseto ressaltou os investimentos da Petrobrás Biocombustível que no final de março, no dia 31, fez aportes de 195,4 milhões na Guarani S.A. para investimentos na expansão da capacidade de processamento de cana-de-açúcar e cogeração de energia da companhia nos próximos quatro anos. Estes investimentos aumentaram a participação da Petrobrás, no capital da Guarani passando de 26% para 31,4%, enquanto a Tereos Internacional tem 68,6% do capital da companhia. Por volta das 13horas, Miguel Rosseto com a comitiva, veio para a cidade de Barretos, onde participou de almoço com o prefeito de Barretos, Emanoel Mariano Carvalho, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Juninho Leite, outras lideranças regionais e o vice-presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, que apresentou o trabalho desenvolvido pelo HC e presenteou as autoridades. Já o prefeito e o presidente da Câmara, aproveitaram o encontro para reivindicar investimentos para a cidade de Barretos, através da Usina Guarani. Uma dos pedidos é para participação da Guarani S.A no Parque Agrotecnológico e a segunda reivindicação é para que o alcooduto seja expandido até Barretos, para exportação da produção de álcool até o Porto de Santos. “A cidade de Barretos tem a maior área plantada de cana-de-açúcar do estado de São Paulo e não tem nenhuma participação da Guarani em nossa cidade. Então aproveitamos para fazer este pedido aos diretores da Guarani, para que tenham alguma atividade em Barretos”, afirmou Leite. Com relação ao alcoolduto, o presidente da Petrobrás Biocombustíveis, afirmou que a prioridade será para investimentos nas exportações através da ferrovia que passa pela cidade de Barretos. “A meta é colocar em funcionamento a ferrovia até julho de 2012 para que possamos exportar 90 vagões por dia de açúcar e álcool, eliminando desta forma mais de 340 a 380 caminhões das estradas”, afirmou Miguel Rosseto.