Barretos/SP, 05 de Outubro de 2024

Publicado em 29/05/2013 às 00:00 Assessoria

Prefeito sanciona lei que cria o “Dia Municipal dos Empregados Domésticos.

O Prefeito de Barretos sancionou a Lei que incluiu no Calendário Oficial da cidade o “Dia dos Empregados Domésticos”, que deve ser comemorado em 27 de abril. A publicação consta na Folha de Barretos, publicada no dia 24 de maio. O Projeto de Lei nº 62/2013 é de autoria do Vereador Olimpio Jorge Naben, o Euripinho-PDT. Os trabalhadores domésticos foram reconhecidos como profissionais no Brasil apenas no ano de 1972, apesar da função existir desde que o Brasil era uma colônia portuguesa. Essa profissão tem sido, ao longo do tempo, pouco considerada nos países subdesenvolvidos, apesar de sua importância para a família. Isso se deve a um traço cultural, de discriminação social e preconceito em relação a determinadas atividades. Porém, que a categoria só teve seus direitos assegurados efetivamente a partir de 1988 com a Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã, o que deixa transparecer certo descaso para com as pessoas que executam o trabalho doméstico. Euripinho ressalta que “a criação da data em nível municipal pretende prestigiar estes trabalhadores, presentes no dia-a-dia de tantos lares que, além de cuidarem das próprias famílias, dedicam o mesmo carinho às famílias para as quais prestam serviço”. “Na maioria das vezes, esses profissionais encontram-se no anonimato e relegados a segundo plano, em uma sociedade cada vez mais individualizada”, finalizou o vereador.