Barretos/SP, 21 de Setembro de 2024

Publicado em 23/03/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Presidente da Câmara propõe implantação de um programa de coleta de óleo vegetal ou animal saturado

O presidente da Câmara, Paulo Corrêa, apresentou propositura solicitando ao Sr. Prefeito Municipal se a Administração tem intenção da implantação de um programa de coleta de óleo vegetal ou animal saturado. “Vários municípios estão coletando o óleo vegetal saturado, sendo que uns o transformam em biodiesel, o que tem se mostrado uma alternativa concreta e lucrativa para promover a sustentabilidade ambiental, já outros o converte em sabão”, disse. Segundo dados do IBGE, o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de resíduos diariamente, sendo que boa parte desse material descartado poderia ser reciclado evitando a devastação de grandes áreas naturais para extração de matérias primas. “Pesquisas apontam que cada habitante produz cerca de ½ litro de óleo saturado por mês, sendo que Barretos conta com aproximadamente 110 mil moradores, chegamos ao número surpreendente de 55 mil litros desse tipo de resíduo”, disse o presidente do Legislativo. De acordo com Paulo Corrêa, Barretos conta com inúmeras famílias que vivem da reciclagem do papelão, papel, plástico, vidro e lata e devido a queda nos preços desses produtos deve-se criar uma cooperativa para coleta de óleo vegetal ou animal saturado, possibilitando mais uma oportunidade de renda. “A idéia está lançada, demonstrando de maneira clara que além da preservação do meio ambiente, possibilitará o desenvolvimento econômico da cidade”, concluiu Paulo Corrêa.