Barretos/SP, 26 de Setembro de 2024

Publicado em 20/01/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Presidente sanciona lei da deputada Luciana Costa que institui o “Dia do DeMolay”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, dia 19 de janeiro de 2010, a Lei 12.208/10, de autoria da deputada Luciana Costa (PR-SP), que institui o dia 18 de março como o Dia do DeMolay. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20). A Ordem DeMolay reúne homens de 12 a 21 anos para formar jovens líderes baseando-se nas virtudes do "amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo". A data foi escolhida porque marca a morte de Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. A deputada Luciana Costa ressaltou que o vereador republicano Paulo Correa apresentou o projeto em Barretos e ela abraçou a idéia instituindo o projeto a nível nacional. Segundo ela, a Ordem foi criada em 1919 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1980. Entretanto, a Ordem DeMolay no país possui 70 mil filiados, sendo a maior jurisdição do mundo. Tem entre suas missões a luta pela manutenção das escolas públicas e a “promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo da juventude". No âmbito do Município de Barretos, o projeto que originou a Lei Municipal 4.045/08, de autoria do vereador Paulo Correa (PR), propõe incentivar a formação de jovens líderes, preocupados com o desenvolvimento da sociedade. “A Ordem DeMolay vem conseguindo muito sucesso e visibilidade, até porque não existe nenhuma família, nenhuma comunidade e nenhuma autoridade que não esteja profundamente interessada e esperançosa em ver objetivos tão importantes para a sociedade, se tornarem realidade em benefício da juventude brasileira”, disse.