Barretos/SP, 28 de Setembro de 2024

Publicado em 29/04/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Prevenção às drogas é tema de palestra na Câmara Municipal

O articulador nacional da Central Única de Favelas (Cufa), Preto Zezé, ministrou palestra ontem, dia 28, na sede da Câmara Municipal de Barretos, com o tema: “A disseminação do consumo do comércio de crack, e seus impactos na saúde e segurança públicas”. O delegado da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), Antonio Alício Simões Júnior, acompanhou a audiência pública. Preto Zezé atendeu ao pedido formulado pelos vereadores Paulo Correa e Aparecido Alves Cipriano. “Esta foi uma grande oportunidade para a sociedade barretense discutir sobre a violência e o crescimento do uso de drogas. Além disso, conscientizar jovens e adultos sobre a importância de se prevenir contra o vício”, disse Paulo Correa. Durante suas explanações, Preto Zezé defendeu que a o crack pode ser considerado como "o câncer de todas as drogas". Entretanto, ressaltou, “para que haja uma prevenção eficaz, é preciso que os adolescentes tenham acompanhamento constante dos pais, com muito diálogo e informação para evitar o consumo. Não podemos achar que a polícia ou a medicina resolverão os problemas, que, muitas vezes, se iniciam nos lares, escolas e outros lugares de convivência, principalmente dos jovens, mais expostos, por vários motivos, à atração do mundo das drogas”. Ainda de acordo com o palestrante, é comum que a própria família entregue o usuário para a polícia ou clínicas de desintoxicação. “Quando o usuário sai da clínica, tem o problema de recaída, porque não há corrente social para ele participar. Por isso, é importante a conscientização e o investimento em massa na área da educação, na prevenção, com aulas, palestras, seminários e um convívio mais profundo e dialogado no seio da sociedade especialmente entre pais e filhos. Para vencer esta epidemia é preciso que todas as pessoas se preocupem”, enfatizou. Participaram da palestra o Secretário de Gestão Estratégica e Captação de Recursos, Eliazar Ceccon, representando o prefeito Emanoel Carvalho, os vereadores Paulo Correa, Aparecido Cipriano, Juninho Leite e Guilherme Ávila, o Capitão PM Mauro Alves dos Santos, Comandante da 1º Companhia de Polícia de Barretos, Ethel Dal Moro, da TV Barretos, a coordenadora de Programas da Secretaria da Saúde, Alessandra Alencar, representando o secretário Mussa Calil Neto, além de autoridades locais, representantes de entidades e dirigentes de instituições. Na terça-feira (27), o presidente da Câmara, Paulo Correa, participou de palestra na Unifeb, com o conferencista cearense, onde fez parte da mesa de autoridades.