Barretos/SP, 06 de Outubro de 2024

Publicado em 28/09/2015 às 14:40 - Atualizado em 13/10/2015 às 16:49 Rafael Lucas e André Souza

Professor Chiba é homenageado durante Sessão Solene

Mestre do Judô recebeu Título de Cidadão por destaque em quase 70 anos dedicados ao esporte

Durante Sessão Solene, realizada na noite desta quarta-feira, 30 de setembro, o professor de Judô, Shoshichi Chiba recebeu o Título de “Cidadão Honorário de Barretos”. A homenagem foi concedida por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2015, de autoria do vereador Thalles Olivi de Almeida (PSDB).

Shoshochi Chiba nasceu na cidade de Miyagi Ken, no Japão (1938), e mudou-se para o Brasil aos 19 anos de idade (1957). É casado com Tosico Chiba e pai de três filhas: Márcia, Sandra e Adriana. Formado em Técnico em Agronomia no Japão (1956), chegou a trabalhar por quatro anos como lavrador em Barretos, mas foi na atividade de professor de Judô que a carreira ganhou mais destaque.

Foi fundador da Associação Barretense de Judô e Karatê (1964), que até hoje oferece treinamentos para crianças e adultos. Atuou como técnico em academias esportivas nas cidades de Barretos, Bebedouro, Matão, Guaíra, Colina, Colômbia, Frutal e, posteriormente, foi promovido à árbitro estadual (1984) e nacional (1993) de Judô.

Hoje, aos 76 anos de idade (sendo 69 destes dedicados ao esporte),  professor Chiba possui o 7º Dan (Shitchidan), ou seja, atingiu um dois mais altos níveis de graduação do Judô, concedido a poucas pessoas em todo o país.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Barretos – canal digital 64.1 e pelo site do Legislativo. Familiares e alunos do homenageado estiveram presentes no evento, além de convidados e autoridades, como o Secretário Municipal de Esportes, Dorivaldo de Almeida Júnior (Lilico) e os Vereadores André Luiz Rezek, Marlene Fachin de Souza Rocha e Thalles Olivi de Almeida (Dr Thalles).

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO DA SESSÃO