Professor Gerson Aparecido Rodrigues recebe Título de Cidadão Honorário de Barretos
Homenageado foi Secretário de Cultura e Educação de Barretos na gestão do ex-Prefeito Ibraim Martins (1989-1992) e Diretor da Escola Cel. Almeida Pinto por 20 anos
Em Sessão Solene realizada na noite de sexta-feira (11/nov), na Câmara, o Professor Gerson Aparecido Rodrigues recebeu o Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos .
A homenagem foi proposta pelo vereador Prof. Adilson (PL), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2022, aprovado por todos os vereadores.
Durante a solenidade, autoridades e amigos do homenageado utilizaram a tribuna para agradecer as conquitas do Prof. Gerson para a cidade de Barretos, como o asfaltamento da vicinal Nadir Kenan (entre Barretos e Alberto Moreira), a construção do teatro ao ar livre na Região dos Lagos, a desapropriação do antigo Cine Barretos, a conquista das Escolas Prof. Giuseppe Carnímeo e Dorothóvio no Nascimento no bairro Zequinha Amêndola (Barretos II), a autorização para instalação da antiga TV Soares junto ao Ministério das Comunicações e as dezenas de eventos e atrações nacionais e internacionais nos espaços culturais da cidade.
Amigos que não puderam comparecer na Sessão, gravaram vídeo-depoimentos ao homenageado, como a Dirigente Regional de Ensino, Solange Bellini e a dupla sertaneja, Edson & Hudson.
Fizeram parte da Mesa de Autoridades: Andre Luis Marqui (Representando a Diretoria Regional de Ensino); Rosa Maria de Oliveira Vilas Boas ( Diretora da Escola Benedito Pereira Cardoso - Representando os Diretores das Escolas Estaduais); o Membro da ABC - Academia Barretense de Cultura, José Antonio Merenda; a Diretora do CPP - Centro do Professorado Paulista, Vera Lucia Coelho Padilha; Tarcísio Scannavino; e o Padre Sant'Ana.
A solenidade foi conduzida pelo Vereador Prof. Adilson (PL), autor do homenagem.
FOTOS NO FIM DA PÁGINA
O HOMENAGEADO
Gerson Aparecido Rodrigues tem 75 anos e nasceu em Novo Horizonte/SP. Veio para Barretos no início da década de 1970(com 26 anos de idade) para trabalhar como responsável pelo expediente de escolas agrupadas, no Distrito de Alberto Moreira.
Nessa função, durante a gestão do ex-Prefeito Ary Ribeirao de Mendonça (1973-1976), ajudou a criar o cargo de merendeira escolar, a instalar um curso completo de primeiro grau e a levar energia elétrica ao distrito de Alberto Moreira.
Durante a gestão do ex-Prefeito Mélek Zaiden Geraige (1977 - 1982), teve participação efetiva na instalação de linha telefônica no distrito e asfaltamento de 18 km da estrada vicinal Nadir Kenan ( entre Barretos e o Distrito de Alberto Moreira, passando ao lado da Cidade de Maria).
Como Assistente de Planejamento da Diretoria Regional de Ensino, ajudou na criação e instalação de 01 escola estadual em Barretos ( Fábio Junqueira Franco, no bairro Christiano de Carvalho), 03 (três) escolas em Colina/SP e 01(uma) em Guaíra/SP.
Como Secretário Municipal de Cultura e Educação de Barretos, na gestão do ex-Prefeito Ibraim Martins da Silva (1989-1992), organizou dezenas de eventos culturais nacionais e internacionais. Destaque para: apresentações do Ballet da Georgia, do Coral, Ballet Folclórico e Orquestra de Moscou; e do Circo Acrobatico Chines (entre 1989 e 1991, no Ginásio de Esportes" Rochão"); de Festivais Japoneses na sede de campo do Jockey Club (em 1991-92); e da Orquestra Mexicana na rescém criada Escola Municipal de Arte(1992).
Outros destaques foram: a participação na instalação TV Educativa da Escola Soares de Oliveira junto ao Ministério das Comunicações (1989); a construção do anfiteatro ao ar livre “João Falcão” na inauguração da Região dos Lagos (1992); e as construções das escolas municipais "Prof. Giuseppe Carnímeo" e "Prof. Dorothóvio do Nascimento", ambas no bairro Zequinha Amêndola (Barretos 2);
Professor Gerson também recebeu o reconhecimento da imprensa, com os diplomas "O Jornaleiro" (1989), "Bom dia Barretos" (1989), "Nome da Semana" (1989) e "Gente que é Notícia (1989), todos organizados pelo Grupo Monteiro de Barretos; o reconhecimento do CPP - Centro do Professorado Paulista , com o diploma de Honra ao Mérito (2015); e diversas moções e requerimentos de votos de louvor e congratulações, da Câmara Municipal de Barretos.
Entre 2004 e 2012, atuou como Membro da Provedoria da Santa Casa de Barretos.
Gerson aposentou como Diretor da Escola Estadual Cel. Almeida Pinto no ano de 2015 (aos 70 anos de idade), após ficar 20 anos como gestor da instituição.
Como memorialista, ajudou a escrever o livro “Barretos na 3ª Pessoa”, com o texto sobre o Cel. Almeida Pinto (1855-1925), lançado em Barretos de forma online em agosto/2020.
Um fato curioso é que Gerson Aparecido Rodrigues ajudou a restaurar, com recursos próprios, o túmulo centenário do Cel. Ameida Pinto, instalado no Cemitério Municipal de Barretos.