Barretos/SP, 05 de Outubro de 2024

Publicado em 18/04/2013 às 00:00 Assessoria

Projeto de Juninho Leite dá nome de Izadora Bevilacqua de Souza Merenda à Cemei do Luiz Spina

Homenageando a garota que morreu vítma de uma doença rara, o vereador chama a atenção para a necessidade de diagnóstico precoce nos casos de enfermidades em crianças. O Projeto de Lei de Juninho Leite foi aprovado em Sessão da Câmara e a futura CEMEI, que vai atender aos moradores dos bairros próximos ao Residencial Luiz Spina, terá o nome de Izadora Belivacqua de Souza Merenda. Filha dos artistas José Antonio Merenda e Cacilda de Souza, Izadora nasceu em 1º de março de 1999, cursou o maternal na CEMEI Antonio Dalla Costa, o pré-primário no Colégio Soares de Oliveira, o fundamental I estudou na EMEF “Dr. João Ferreira Lopes e fundamental II no Colégio Barretos Objetivo. Em 6 de maio de 2011 foi homenageada pela EMEF “Dr. João Ferreira Lopes”, sendo patronesse da biblioteca daquela escola. Paralelamente aos seus estudos se dedicou ao artesanato, produzindo inúmeras peças artesanais. Com seis anos de idade, em 2005, após diversas internações descobriu-se que Izadora sofria de uma doença rara denominada “Anemia de Fanconi”, necessitando a partir daquele momento de um transplante de medula óssea, além do tratamento doloroso ter sido na cidade de Curitiba, PR. Foram muitas idas e vindas, no entanto, em setembro de 2012, o quadro se agravou, transformando a doença em leucemia, e apesar de um tratamento intensivo no Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII, Izadora faleceu na madrugada de 8 de outubro de 2012. Os pais da pequena Izadora, que estiveram na Sessão da Câmara, juntamente com parentes e amigos, relataram ao Vereador Juninho Leite que, até por morarem próximo à CEMEI, se encarregarão de ajudar, voluntariamente, na conservação do espaço e já fizeram a doação de uma cama elástica à nova creche. “Fico feliz de conseguir a aprovação desse Projeto, pois também consegui a verba, através de emenda parlamentar do Deputado Nelson Marquezelli, para construção dessa creche. O nome de Izadora será perpetuado para que todos lembrem da importância do diagnóstico precoce de doenças infantis”, declarou Juninho Leite.